TODAS AS VIDAS IMPORTAM!

Minuto a minuto: 7 de agosto – Dia de Luto e de Luta Em Defesa da Vida e do Emprego

CUT convoca trabalhadores para mobilizações e protestos em razão das 100 mil mortes que o país deve atingir nos próximos dias. Serão 100 minutos de paralisação, um para cada mil vidas perdidas pela Covid-19

Débora Piloni, com informações da CUT

ATUALIZAÇÃO EM 07 DE AGOSTO DE 2020

Manifestações serão realizadas na semana em que o país se aproxima da marca de 100 mil mortes por Covid-19 .

Clique no link abaixo e acompanhe o dia de mobilização pelo país:
https://www.cut.org.br/noticias/minuto-a-minuto-7-de-agosto-dia-de-luto-e-de-luta-em-defesa-da-vida-e-do-emprego-357e
 
Leia Mais: Confira onde terá atos ‘Fora, Bolsonaro’, pela vida e por empregos nesta sexta

7 de agosto é Dia Nacional de Luta em Defesa da Vida e dos Empregos

CUT convoca trabalhadores para mobilizações e protestos em razão das 100 mil mortes que o país deve atingir nos próximos dias. Serão 100 minutos de paralisação, um para cada mil vidas perdidas pela Covid-19
O Sinergia CUT participa nesta sexta-feira, dia 7 de agosto, do Dia Nacional de Luta em Defesa da Vida e dos Empregos. O movimento, promovido pela CUT e demais centrais sindicais, será marcado por mobilizações de 100 minutos nos locais de trabalho como protesto pela morte de quase 100 mil brasileiros e brasileiras, vítimas do novo coronavírus, número que tristemente deverá ser atingido ainda nesta semana, se o país mantiver o patamar de mais de mil vidas perdidas por dia. Além do protesto contra as mortes, outras manifestações serão articuladas entre as centrais e as frentes Brasil Popular e Povo sem Medo.
“Manifestar a indignação pelo total desprezo pela vida demonstrada pelo atual governo. Essa é a principal motivação da mobilização desta sexta-feira! São quase 100 mil mortes e ainda ecoa o ‘E daí? Quer que eu faça o quê?’. Não podemos ver isso como normal. É uma tragédia humana sem precedentes”, afirma Carlos Alberto Alves, presidente do Sinergia CUT.
Sem políticas públicas efetivas de combate à pandemia do novo coronavírus, o Brasil chegou a 2.859.073 casos confirmados e 97.256 mortes registradas pela Covid-19, segundo o painel do Ministério da Saúde do dia 5. O Brasil é o segundo no mundo com mais casos e mortes, atrás apenas dos Estados Unidos e a doença parece estar longe de ser controlada por aqui.
Desde o início da pandemia, o atual governo menosprezou o grande problema e ignorou as medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades da área da saúde, como o uso de máscaras e o isolamento social. Foi terrível a irresponsabilidade que não permitiu tomar as medidas sanitárias e econômicas cabíveis para o enfrentamento da pandemia.  “É preciso denunciar ao mundo todo e bem alto que temos consciência que não sairemos dessa crise com Bolsonaro no poder!”, afirma a direção do Sindicato conclamando a todos para a mobilização desta sexta-feira, dia 07, o Dia Nacional de Luta em Defesa da Vida.

Veja como será no estado de SP a mobilização pelo 7 de Agosto



Em São Paulo, na Praça da Sé, centro da capital:  ao meio dia será realizado o Ato Nacional, puxado pelos presidentes das Centrais. Em seguida haverá um ato ecumênico em homenagem aos brasileiros que perderam a vida nesta pandemia.
Em Campinas: ato no Largo do Rosário, às 17h30. Os organizadores pedem para que, aos que não puderem comparecer, coloquem um pano preto nas janelas em sinal de luto.
Na  Baixada Santista: o ato será na Praça Barão em São Vicente, às 15h.
Nas demais regiões do Estado, ainda estão previstas carreatas e paralisações de outras categorias nos locais de trabalho.
ATENÇÃO: Em respeito às recomendações sanitárias, os atos terão público limitado, com uso obrigatório de máscara e o distanciamento social entre os participantes.

Veja como participar do Dia Nacional de Luta em Defesa da Vida e dos Empregos

  •  Use a hastag #7deAgostoLutopelaVida.
  • Colocar cruzes brancas em locais de grande circulação de pessoas ou em pontos turísticos das cidades, circundando uma faixa (da cor preta) com a inscrição Fora Bolsonaro (em branco).
  • Realizar ações nas ruas com a identidade visual da campanha como colagem de lambe, “adesivaços”, faixas em viadutos e circular com carro de som nas comunidades. Todos esses materiais estão disponíveis em um kit mídia no site da Campanha (https://www.campanhaforabolsonaro.com.br/ )
  • Organizar carreatas pelas principais avenidas com carros identificados com a campanha Fora Bolsonaro, conduzidos por um carro de som. Todas as ações acima devem respeitar os cuidados sanitários e de distanciamento social.
  • Estimular que todas as pessoas coloquem um pano preto nas janelas de suas casas como simbologia de adesão à campanha e, por fim, participar e divulgar o tuitaço que será realizado às 11 horas do dia 07 de agosto.

Confira a programação nos outros estados do país clicando aqui.

____________________________________________________________________________________________________________
Por Débora Piloni, com informações da CUT