AES Tietê: uma novela chamada “Pendências”

Após quase seis meses, empresa apresenta retorno para assuntos que foram questionados pelo Sindicato e que afetam o cotidiano dos trabalhadores

Débora Piloni

Após quase seis meses, empresa apresenta retorno para assuntos que foram questionados pelo Sindicato e que afetam o cotidiano dos trabalhadores

Sempre pensando em trazer soluções para problemas que afetam o cotidiano dos trabalhadores, o Sinergia CUT busca negociar com as empresas assuntos que vão muito além da Campanha Salarial. Com a AES Tietê Energia não tem sido diferente.
Há mais de seis meses o Sindicato vem cobrando da empresa o retorno de diversos temas pendentes que, se solucionados, aliviarão o dia a dia dos trabalhadores. Confira abaixo quais foram as respostas da AES Tietê para cada ponto colocado:

  1. Escala de sobreaviso: segundo a empresa, a questão está resolvida, pois existe uma equipe específica para a Usina de Barra Bonita e uma outra para atender a Usina de Ibitinga e Usina de Bariri (trabalhadores da operação e manutenção).
  2. Contratação de trabalhadores para área suporte de barragem: a AES Tietê Energia garante que, assim que passar a pandemia do Covid-19, complementará o quadro, conforme proposta apresentada ao Sindicato e ao Ministério Público do Trabalho.
  3. Periculosidade dos Supridores: a empresa informou que já implementou o adicional para todos os trabalhadores da área.
  4. Indenização da manutenção em virtude do impacto causado pela reestruturação ocorrida desde 2015: a AES Tietê alegou que não tem condição de estabelecer uma indenização aos trabalhadores e complementou que foram realizadas dez promoções dentro da área para tentar minimizar esses impactos. O Sindicato discorda. Para o Sinergia CUT, “promoção e mérito é uma coisa e indenização é outra”. Por isso, continuará insistindo nesse ponto.
  5. Compensação das pontes e feriados em 15 minutos dos operadores/ mantenedores das Usinas de Euclides da Cunha, Barra Bonita e Avanhandava: a empresa informou que os trabalhadores deverão procurar seus gestores para estabelecer um calendário de compensação dos créditos das horas existentes.
  6. Reunião entre Vivest e Empresa sobre a questão Saúde / Odontológica: a AES Tietê já solicitou data de reunião e, assim que confirmada, o Sindicato será notificado para participar.
  7. Sobre a estrada da Usina Limoeiro em péssimo estado: a empresa disse que está tomando providências para que os órgãos competentes (DER e Prefeitura) possam reparar a pista.

Estamos de olho. O Sindicato é seu parceiro nessa luta!


Por Débora Piloni