Campanha salarial

CS 2020: Trabalhadores da Elektro, EKCE e EKTTs aprovam proposta de ACT

Nas assembleias deliberativas virtuais, ocorridas de 24 a 28 de agosto, também foram aprovadas a cobrança da taxa negocial e a pauta de reivindicação da PLR 2021

Nice Bulhões

Os trabalhadores da Elektro, EKCE e EKTTs aprovaram, por ampla maioria dos votos, a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2020, a cobrança de taxa negocial e pauta de reivindicação da PLR 2021. A decisão é resultado de assembleias deliberativas virtuais realizadas através do site do Sinergia CUT, com votação on-line ocorrida entre segunda-feira (24) e sexta-feira (28).
Com a aprovação da proposta de ACT, entre outros itens, estão garantidos aos trabalhadores dessas empresas, que tem data-base em junho, o reajuste de 1,88% nos salários, nos demais benefícios de itens econômicos e no VA/VR/Cesta Base, todos retroativos a 1º de junho de 2020.
O Sinergia Campinas encaminhará correspondência à direção das empresas informando o resultado das assembleias e solicitando a assinatura do novo ACT. Relembre a proposta de ACT 2020 e a pauta de reivindicação da PLR 2021 clicando aqui.
Taxa negocial
Conforme estabelecido no Acordo Coletivo de Trabalho vigente na cláusula 44ª do Parágrafo Primeiro: “No tocante à Contribuição Assistencial, fica garantido o direito de oposição do empregado ao desconto, desde que se manifeste nos termos da lei e jurisprudência, até o dia 10 (dez) do mês de desconto”.
O Sindicato aceitará as cartas de oposição já encaminhas pelos trabalhadores, desde junho passado, por razão da pandemia, abrindo uma exceção este ano para evitar o risco de aglomeração. Como os trabalhadores do Sindicato estão em home office por causa da pandemia, a carta individual deverá ser enviada à sede do Sinergia Campinas, via Correio, com AR (Aviso de Recebimento), de 1º a 10 de setembro. O desconto é no mesmo índice conquistado na CS 2020, que foi de 1,88%.
Pauta de reivindicação da PLR 2021
Conforme previsto na cláusula 4ª do Acordo Coletivo de Trabalho vigente, para a Participação nos Lucros e Resultados referente ao exercício de 2020, as partes já firmaram Termo Aditivo. Já para os demais exercícios, empresas e sindicatos deverão negociar os valores, formas, conteúdos e indicadores até novembro deste ano. A pauta de reivindicação da PLR 2021 também foi votada  e aprovada pelos trabalhadores nesta assembleia virtual. Ela será encaminhada para a empresa.
 

A saída da crise é coletiva. O Sindicato é seu parceiro nessa luta!

Por Nice Bulhões