PLR CPFL Santa Cruz: primeira parcela garantida!

Depois de idas e vindas, Sinergia CUT garante pagamento em setembro. Unidade das entidades sindicais foi fundamental para garantir esse direito em plena crise

Lílian Parise

Depois de idas e vindas, Sinergia CUT garante pagamento em setembro. Unidade das entidades sindicais foi fundamental para garantir esse direito em plena crise

Finalmente, uma boa notícia para trabalhadores e trabalhadoras de CPFL Santa Cruz: a antecipação da PLR 2020 (Participação nos Lucros e Resultados) será paga em setembro próximo. O pagamento já está previsto e assegurado pelo atual Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), mas esteve na pauta de discussão em reuniões nos últimos meses.
Depois de muita negociação, vários debates virtuais, recusas de propostas da empresa e muita unidade das entidades representativas da categoria, a Santa Cruz recuou e acatou a reivindicação do Sinergia CUT para garantir o pagamento da antecipação da PLR.
Luta Coletiva
Desde junho, quando empresa e sindicatos se reuniram para negociar as metas de 2020, a bancada de trabalhadores resistiu, apesar de considerar que a pandemia causada pela covid-19 poderia trazer impacto negativo nos resultados.
Ainda assim, diante da crise sanitária, econômica e política, o Sinergia CUT solicitou que, excepcionalmente, para 2020, a Santa Cruz alinhasse as metas da PLR pelos maiores percentuais, seguindo o que foi estabelecido pela Aneel.
Um mês depois, diante de várias negativas da empresa, e da eventual queda do Ebtida – que é o lucro apurado antes de juros, impostos, depreciação e amortização – devido à pandemia, os sindicatos reforçaram três reivindicações prioritárias.
A primeira foi a de que a empresa garantisse a antecipação do valor integral na primeira parcela da PLR, independentemente da apuração do Ebtida. A segunda, que a empresa considerasse todos os aportes recebidos do governo federal, inclusive os da Conta-Covid, para fechamento do Ebtida. E a terceira, de que as demais metas fossem consideradas de acordo com as eventuais mudanças causadas pela pandemia.
Carta Compromisso
A boa notícia chegou formalmente ao Sindicato na semana passada, no último dia 18, através de carta compromisso encaminhada pela empresa ao Sindicato.
No documento, a empresa informa textualmente que “considerando as preocupações apresentadas pelos sindicatos no decorrer das discussões que tivemos neste ano, sobre possíveis impactos da pandemia decorrente de Covid-19 nas metas da PLR, servimo-nos da presente para registrar o compromisso da CPFL Santa Cruz em estabelecer um canal de diálogo com os sindicatos, após a apuração dos indicadores”.
“Juntos somos fortes”
Para Cibele Granito, secretária-geral do Sinergia CUT, o acordo fechado e o compromisso assumido pela empresa representam uma conquista para a categoria e para os sindicatos.
“Diante dos riscos de perda na PLR devido à pandemia, essa é uma conquista coletiva, resultado da unidade das entidades sindicais para garantir o pagamento da antecipação, já que pelo modelo que temos, esse valor poderia ser proporcional em setembro. Uma importante conquista coletiva pelos direitos da categoria e mais uma prova de que juntos somos mais fortes”, afirma.

CS 2020: VEM AÍ AS ASSEMBLEIAS INFORMATIVAS. PARTICIPE!

Garantido o pagamento da antecipação da PLR, que certamente será um apoio à categoria na crise, o Sinergia CUT promove assembleias da Campanha Salarial 2020 em breve, já que a data-base é 1 º de setembro.
Em pauta, estão informes da pauta de reivindicações, além de informações sobre o Plano Previdenciário, incluindo as consequências da troca do nome da Funcesp para Vivest. Fique ligado e participe! O Sindicato é seu parceiro nessa luta!!!

Por Lílian Parise