PAGAMENTO DO PROCESSO DEFLAÇÃO 2011: TEM GRANA CHEGANDO NO BOLSO DO APOSENTADO SUPLEMENTADO!

Confira aqui quem tem direito e a lista com os nomes dos beneficiários

Débora Piloni, com informações da Secretaria Geral e Área Jurídica do Sinergia CUT

ATUALIZAÇÃO FEITA EM 19/01/2021

O Sinergia CUT pede aos beneficiados da listagem (abaixo) que entrem em contato com as nossas macros (contatos abaixo) para confirmação de dados. Muitos ainda não o fizeram.  Sem isso, nao há como fazer liberação de valores.

___________________________________________________________________

ATUALIZAÇÃO FEITA EM 23/11/2020

Os pagamentos começaram a ser feitos em 05 de outubro passado, porém, o Sindicato não pode precisar a data exata do pagamento de cada um dos cerca de 3.600 beneficiários, entre aposentados, pensionistas e herdeiros, pois o mesmo está sendo efetuado pela Caixa Econômica Federal de acordo com a disponibilidade dos funcionários do banco.

O processo está em andamento e o Sinergia CUT garante que será totalmente concluído. “É preciso ter paciência, pois o dinheiro vai cair na conta de quem tem o direito” , assegura a Direção do Sindicato.

Para quem tem o nome na lista e tem dúvidas sobre a conta, o atendimento continua sendo feito conforme anteriormente divulgado:

O atendimento telefônico acontece das 14h às 17h, através dos números abaixo relacionados:

  • Macro Bauru – Nádia: (19) 99476-2189
  • Macro Campinas – Andreia: (19) 99266-5866
  • Macro Ilha Solteira – Regiane: (19) 99476-5867
  • Macro Rio Claro – Ana Claudia: (19) 99859-3455
  • Macro Prudente – Cleide: (19) 99476-4951
  • Macro Ribeirão Preto – Luciana: (19) 98166-7700
  • Sede – Marinila: (19) 99476-4232

A saída da crise é coletiva. O Sindicato é seu parceiro nessa luta!

_____________________________________________________________________________

25/09/2020

Confira aqui quem tem direito e a lista com os nomes dos beneficiários

Apesar do momento difícil pelo qual passa a humanidade com a pandemia do Covid-19, com essa crise sanitária ceifando vidas pelo mundo afora e mais ainda aqui no Brasil por negligência do Governo Federal e de determinados governos estaduais e municipais e, lembrando também que no último período tem se intensificado a desigualdade social com redução da renda da classe trabalhadora e aumento dos custos de vida, finalmente chega uma notícia boa aos aposentados suplementados: a vitória definitiva na justiça de um processo que pode recuperar, mesmo que depois de alguns anos, o prejuízo financeiro para essa categoria que muito laborou como trabalhador ativo e que, na sua aposentadoria, merece descanso e muita dignidade!

Que história é essa?

No ano de 2011, aos aposentados suplementados com data-base em janeiro,  apesar do índice usado para correção das suplementações (IGPDI) em 2010 ter registado 11,3058%, a Fundação CESP tungou do referido índice o percentual de 1,4364% relativo à variação negativa do IGPDI ocorrida em 2009 e aplicou portanto, um índice de correção dos benefícios de 9,70%.

O Sinergia CUT não teve dúvida e, assim, o Sinergia Campinas, Sinergia Prudente e Sindluz Bauru entraram com ação coletiva (litisconsórcio), nominando os advogados do Sindicato de Campinas para este processo.

Não deu outra: vitória dos trabalhadores que agora, com muita calma e tranquilidade, terão os seus valores individuais pagos em breve.

Desse modo, sempre importante o aposentado se manter ligado e informado e ser sócio do Sindicato! Porque da luta nunca se aposenta!

Dica do Jurídico

OBJETO DO PROCESSO DEFLAÇÃO:

A Fundação Cesp (que agora passou a se chamar Vivest) foi condenada a pagar aos seus aposentados suplementados oriundos da Cesp, Cteep, Elektro, CPFL-Piratininga, AES Tietê a diferença do reajuste concedido em janeiro de 2011, no percentual de 1,4364%.

A ação abrange os trabalhadores que aposentaram na base territorial do Sinergia Campinas, Sinergia Prudente e Sindluz Bauru e tiveram reajuste de benefício em janeiro de 2011.

Relembrando: em  2011 , aos suplementados com data-base para reajuste  em janeiro,  constatou-se que, apesar do índice de correção usado para correção das suplementações (IGPDI) no ano de 2010 ter registado 11,3058%, a Fundação Cesp descontou do referido índice o percentual de 1,4364% relativo à variação negativa do IGPDI ocorrida em 2009 e aplicou, portanto, um índice de correção dos benefícios de 9,70%.

Quem vai receber:  Assim sendo, tem direito de receber o processo os aposentados suplementados (e pensionistas destes aposentados) oriundos da Cesp, Cteep, Elektro, CPFL-Piratininga, AES Tietê, que pertenciam à base territorial do Sinergia Campinas, Sinergia Prudente ou Sindluz Bauru quando se aposentaram e tiveram reajuste de benefício em janeiro de 2011 no valor de 9,70%, ou seja, teve descontado do reajuste do seu benefício a deflação de 2009. O aposentado que, por qualquer motivo não preencha todos estes requisitos, não receberá porque não teve prejuízo pelo desconto da deflação de 2009.

Portanto, para fazer jus ao pagamento o aposentado deverá:

1) ser suplementado  (4819 não é alvo deste processo);

2) ter aposentado na base territorial do Sinergia Campinas, Sinergia Prudente ou Sindluz Bauru;

3) ter recebido reajuste de benefício de suplementação de aposentadoria em janeiro de 2011 no valor de 9,70% – (se por qualquer motivo recebeu valor superior ou não teve reajuste não estará na ação).

4) ter aposentado em uma destas empresas: CESP, Cteep, Elektro, CPFL-Piratininga, AES Tietê.

5) quem se aposentou ou teve o benefício de pensão até dezembro/2009.

Porque estamos pagando: Não estamos fazendo acordo no presente processo, por isso não é necessário pegar procuração e documentos. Trata-se de liquidação de sentença, ou seja, o processo chegou até o fim e o juiz homologou os valores que cada beneficiário tinha para receber levando-se em conta a diferença de 1,4364% que deveria ser aplicada no benefício em janeiro de 2011, mês a mês até junho de 2019, pois em julho de 2019 a Fundação CESP fez a devida correção dos benefícios não havendo mais diferenças a partir desta data.

Portanto, os valores variam muito de acordo com o valor do benefício e tempo de apuração pois os falecidos que não deixaram beneficiários têm diferenças só até a data que cessou o benefício.

Como iremos pagar:

Os valores serão depositados nas contas bancárias dos substituídos. As contas foram fornecidas pela Vivest (Fundação Cesp) no processo e mantidas sob sigilo.

Portanto, a conta bancária que será depositada é a mesma que a Vivest utiliza para pagar o benefício. Não há possibilidade de alteração pois já estamos encaminhando esta lista para o banco. O que poderá ser feito é conferir se o CPF e número da conta está correto no momento do atendimento telefônico.

Quando começa a pagar?

Os pagamentos começarão a ser feitos a partir da semana do dia 05 de outubro, porém, não podemos precisar a data exata do pagamento de cada um, pois o mesmo será feito pela Caixa Econômica Federal de acordo com a disponibilidade dos funcionários do banco que serão direcionados para essa atividade. São cerca de 3.600 beneficiários entre aposentados, pensionistas e herdeiros e os pagamentos serão feitos através de TED.

Não haverá distinção entre os Sindicatos. Todos os pedidos vão para o banco ao mesmo tempo. O critério é aleatório e eles dividem a lista entre os trabalhadores do banco, portanto poderá não seguir ordem alfabética. O interessado deverá consultar sua conta bancária para confirmar o recebimento, pois não informaremos se o depósito já foi efetuado.

Listas e valores:

A lista de nomes substituídos que receberão está no link abaixo, aqui no site do Sinergia. Nessa lista também consta o nome de pensionistas, caso o suplementado já tenha falecido.

A lista completa com nomes, valores, conta bancária e CPF estará somente com as atendentes que estarão autorizadas a passar valores e conferir dados bancários. Os telefones para contato estão disponibilizados mais abaixo (atendimento a partir de 28 de setembro). Bom ressaltar que os valores serão líquidos, e para quem não recebe pela CEF, terá descontada a TED no valor de R$ 22,00.

Atendimento:

Devido à atual crise sanitária do Coronavírus, a sede dos Sindicatos as Macro Regiões do Sinergia Campinas estão fechadas e o trabalho está sendo feito em home office. Detalhe: o público envolvido de aposentados compõe o grupo de risco, portanto, não haverá nenhum atendimento presencial.

Dúvidas sobre valor e descontos deverão ser anotadas e repassadas para a coordenação do atendimento, para posterior retorno.

O atendimento telefônico acontecerá a partir do dia 28/09/2020, das 14h às 17h, através dos números abaixo relacionados:

  • Macro Bauru – Nádia: (19) 99476-2189
  • Macro Campinas – Andreia: (19) 99266-5866
  • Macro Ilha Solteira – Regiane: (19) 99476-5867
  • Macro Rio Claro – Ana Claudia: (19) 99859-3455
  • Macro Prudente – Cleide: (19) 99476-4951
  • Macro Ribeirão Preto – Luciana: (19) 98166-7700
  • Sede – Marinila: (19) 99476-4232

Confira a lista com o nome dos beneficiários, em ordem alfabética, clicando no link abaixo:

Beneficiários Processo Deflação 2011

É isso aí! A saída da crise é coletiva! O Sindicato é  sempre o seu parceiro na luta!

Por Débora Piloni, com informações da Secretaria Geral e Área Jurídica do Sinergia CUT