AES Tietê Energia: começa o levantamento para o reconhecimento de tempo de serviço junto à Vivest

Essa é uma das conquistas do Sindicato na negociação sobre o saldamento do PSAP da Tietê. Confira se você faz parte do processo e reúna sua documentação para declaração de tempo

Débora Piloni

Essa é uma das conquistas do Sindicato na negociação sobre o saldamento do PSAP da Tietê. Confira se você faz parte do processo e reúna sua documentação para declaração de temp. A postagem pode ser feita até o próximo dia 13/11

Durante o árduo processo de negociação entre a AES Tietê, os dirigentes do Sinergia CUT e os comitentes que representam os trabalhadores ativos e assistidos no Comitê Gestor (CG) de Previdência e Investimentos da empresa na Vivest com objetivo de efetuar o saldamento do Plano de Suplementação de Aposentadorias e Pensão (PSAP – BD e CV), o Sindicato, além de assegurar os parâmetros básicos e importantes para realização do saldamento do plano, conseguiu avançar e garantir o compromisso da empresa de analisar a solicitação dos trabalhadores ativos na inclusão de tempo de serviço junto à Vivest (atual nome da Fundação Cesp).
E é exatamente isso que ocorrerá a partir de agora. Confira abaixo se você faz parte desse processo negocial e veja quais as providências tomar para que essa negociação continue. Porque, caso o tempo declarado e comprovado seja reconhecido, poderá alterar o valor do seu benefício.
Público alvo

  • Trabalhadores admitidos até 31/12/1997, ou seja, que têm direito ao BSPS. Esse subplano foi saldado nesta data e, na ocasião, o Sinergia CUT conseguiu garantir que os trabalhadores tivessem até 31 de março de 1998 para declarar tempo de serviço fora da Cesp. O tempo declarado deveria ser comprovado antes do recebimento do benefício e as patrocinadoras deveriam assumir integralmente os valores aportados.
  • Trabalhadores admitidos entre 01/01/98 a 31/12/2002. Por falta de opção em formulário emitido pela então Fundação Cesp, esses trabalhadores não tiveram a opção de declarar tempo de serviço anterior à Cesp-Tietê, portanto, nesse processo de negociação, se bem sucedido, restabelecerão o direito de apresentá-lo. Referente a isso, a Fundação Cesp enviou carta a esse pessoal, informando que, caso tivesse tempo fora e desejasse que fosse declarado, deveria informá-la a respeito e ainda encaminhar os documentos comprobatórios.

Por que os trabalhadores admitidos após 2002 não poderão efetuar a declaração de tempo de serviço?
Porque, ao aderirem ao Plano vigente da AES Tietê e, tendo mais de 36 anos, esses trabalhadores deveriam pagar uma joia. E, em qualquer idade, se optassem por declarar o tempo, deveriam fazer a contribuição relativa a esse período declarado e confirmar a sua parte e a da empresa.
Como está o processo de negociação?
O processo de negociação está no início, ainda estabelecendo premissas. Para um possível acordo, o primeiro passo é levantar o público alvo e coletar informações e documentações que serão enviados à AES Tietê e à Vivest.
Posteriormente, a Vivest efetuará os cálculos a partir dos documentos enviados e os apresentará à empresa e ao Sindicato.
No passo seguinte, para aqueles trabalhadores que tiveram seus tempos confirmados e reconhecidos, será estabelecido um processo de negociação para compor a nova reserva matemática para fazer frente ao novo tempo de serviço.
Portanto, não perca tempo! Verifique se você é público alvo desse processo e, caso seja, reúna sua documentação e a envie o mais rápido possível.
Como enviar as informações:

  • A cópia da documentação comprobatória deverá ser encaminhada até 13/11/2020 para a sede do Sinergia Campinas (Rua Dr. Quirino, 1509, CEP 13015-082, Centro, Campinas – SP), aos cuidados de Carlos Alberto Alves.
  • Documentos: ver carta enviada pela Vivest (ex Fundação Cesp).
  • Informação: nome, tempo, prontuário, e-mail e telefone.

ATENÇÃO: a postagem de toda a documentação nos Correios  deverá ser feita até 13 de novembro de 2020!

Por Débora Piloni