Elektro: enfim, nova escala do Call Center implementada!!! Já o plano de carreira…

Quase seis meses depois do ACT assinado e de muita insistência do Sindicato, empresa implementa nova escala comercial do Call Center: de segunda a sexta-feira.

Débora Piloni

Quase seis meses depois do ACT assinado e de muita insistência do Sindicato, empresa implementa nova escala comercial do Call Center: de segunda a sexta-feira.

Fruto de muita insistência e luta ainda depois da longa disputa em uma campanha salarial que durou mais de 11 meses para ser concluída, no último dia 26 de outubro foi enfim implementada a nova escala comercial 5 x 2 do Call Center da Elektro. Mas essa batalha ainda não acabou. Falta o tão esperado plano de carreira desses mesmos trabalhadores. 
Esses são assuntos que os Agentes de Relacionamento conhecem bem, pois vêm sofrendo as consequências das indefinições da Elektro há muito tempo. E, depois de idas e vindas, de várias cobranças feitas pelo Sindicato e, inclusive, uma notificação extrajudicial encaminhada no dia 06 de outubro, a empresa resolveu agendar reunião, de forma virtual, para o dia 22 passado.
Coincidências à parte
Antes mesmo da reunião começar, dirigentes sindicais foram informados de que gestores da Elektro teriam comunicado trabalhadores do Call Center Corporativo sobre a implantação da nova escala e de que a data prevista para isso acontecer seria em 26 de outubro.
Qual era a intenção da empresa em realizar esse comunicado antes da reunião? Não importa. Porque os trabalhadores acompanharam toda a luta e têm clareza de que a própria Elektro era a responsável por não ter praticado a tão esperada escala desde a assinatura do ACT, que aconteceu em 29 de abril passado, ou seja, lá se foram seis meses!!!
Nova escala
Sobre a jornada de trabalho, após polêmica criada pela empresa que estabeleceu uma escala na madrugada (das 23h às 6h42min), contrariando o que foi negociado durante a Campanha Salarial e aprovado pela categoria, a Elektro voltou atrás e manteve o negociado, aprovado e assinado.
Ou seja, jornada de trabalho de 7 horas e 12 minutos diárias de segunda a sexta-feira, com 36 horas semanais, sendo que o tempo de atendimento telefônico não será superior a 6 horas diárias; Intervalo de 30 minutos para almoço e descanso e pausas de 10 minutos durante a jornada.
A empresa, então, a partir do dia 26 de outubro, implementou a escala comercial 5×2 acordada e garantiu que as pessoas alocadas no horário da madrugada estariam sendo conduzidas para um outro horário. Segundo a empresa, qualquer outra alteração na escala será debatida junto com o Sindicato.
À espera do Plano de carreira
A Elektro apresentou os cargos e o cronograma de implementação do plano de carreira do Call Center Corporativo, porém, na carreira afirmou que será um processo gradativo, ou seja, não irá promover todos os trabalhadores imediatamente.
E um novo cargo surgiu: “assistente de mídia” no Call Center.  Questionado pelos dirigentes sindicais, o Recursos Humanos não sabia informar qual a função exata e muito menos a remuneração desse cargo.
Sobre os analistas comerciais júnior, pleno e sênior, a Elektro respondeu que, na nova estrutura, inclusive com a mudança de prédio do Call Center, os analistas já estão no mesmo local físico, abrindo maior leque de oportunidades para promoção dos agentes de relacionamento, desde que se enquadrem nos requisitos da vaga.
Quanto a treinamentos, horário de entrada e enquadramento necessário para os níveis I, II, III, a empresa disse que os gestores, com base nas características e aptidões, sinalizarão eventuais promoções de cada trabalhador. Reafirmou ainda que ninguém será rebaixado de nível e salário, e nem pode, sendo que o nível I será somente para os novos contratados.
Em outra reunião ocorrida no dia 27 de outubro, já com a nova escala implementada, a Elektro detalhou a função de analista comercial que se divide em júnior, pleno e sênior e o cargo de assistente, bem como o número das pessoas alocadas em cada um dos cargos. São 3 supervisores, 10 analistas comercial Junior, 6 analistas comercial pleno, 7 analistas comercial Sênior e 17 assistentes administrativos.
Após questionamentos feitos pelos dirigentes do Sinergia Campinas, a empresa esclareceu que estes cargos já estão devidamente preenchidos.
Quanto ao prazo para implementação da carreira dos Agentes do Call Center Corporativo, alegou que cumpriu o Acordo Coletivo, uma vez que implementou o plano, sendo que movimentação de carreira, para nível I e III, será gradativa de acordo com a rotatividade natural da área para promoção das pessoas para os cargos de agentes de relacionamento I. Esta movimentação, segundo ela, poderá durar até 5 anos. Bom ressaltar que os atuais Atendentes do Call Center Corporativo estão na faixa salarial do nível II e não podem ter rebaixados os salários. Para o nível III, basta promoção salarial.
A empresa afirmou que as promoções serão feitas considerando a maturidade, responsabilidade e desempenho das pessoas, e não necessariamente a atividade que está sendo desenvolvida. Segundo a Elektro, as atividades desenvolvidas estão compatíveis com as tarefas de agentes de relacionamento e que, a partir de agora, os trabalhadores terão a possibilidade de se desenvolver dentro da carreira de agente de relacionamento que foi implementada. Reforçou que a implementação das carreiras e jornada teve início a partir de 26 de outubro 2020, sendo que todos os itens negociados serão implementados.
Embate
O Sinergia Campinas discordou do entendimento da empresa, porque as movimentações dos trabalhadores deveriam ter ocorrido tão logo o Acordo Coletivo fosse assinado, ou seja, em abril passado! Reforçou que no Acordo Coletivo 2019, os pisos salariais das carreiras do Call Center Corporativo retroagem à 01 de junho de 2019 e questionou ainda se os trabalhadores estariam desenvolvendo atividade do nível III sem a devida remuneração, numa prática de desvio de função.  O Sindicato reafirmou que tomará providências cabíveis sobre esta situação.
Os dirigentes sindicais também observaram na reunião que será aberto um novo cargo de Assistente de mídia social na empresa e que haverá recrutamento interno para seleção dos trabalhadores. Ou seja, qualquer trabalhador do Grupo poderá se candidatar a esta atividade que está sendo primarizada. Mais: a criação deste cargo não tem qualquer relação com o CEC, sendo que estes profissionais não são submetidos a NR 17 e às atividades de Agentes de Relacionamento do Call Center (com ligações telefônicas ininterruptas). Solicitamos à empresa sobre a necessidade de, futuramente, descrevermos de forma mais detalhada as carreiras relacionadas ao Call Center Corporativo na redação do Acordo Coletivo de Trabalho.
Call Center Corporativo e as festas de final de ano
Sobre as festas e final de ano, respondeu que o Call Center Corporativo estará incluído no calendário festivo da Elektro, conforme é feito nas demais empresas do Grupo Neoenergia.

A saída da crise é coletiva. O Sindicato é seu parceiro nessa luta!


Por Débora Piloni
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