State Grid: reunião com o Sinergia CUT trata de Plano de Previdência, PCS, Bônus 2020 e PLR 2021

Reunião aconteceu na sexta-feira (13), por videoconferência

Débora Piloni, com informações da Secretaria Geral

Na última sexta-feira (13), de forma virtual devido à pandemia do Covid-19, o Sinergia Campinas participou de reunião com a State Grid para tratar de temas de extrema importância e de grande interesse dos trabalhadores. Confira:

Plano de Previdência Privada

Fruto da persistência das entidades sindicais nas negociações e, fortemente reivindicado pelo Sinergia Campinas, finalmente, o Plano de Previdência privada deverá ser implementado pela State Grid a todos os seus trabalhadores. Porém, a empresa ainda mantém sigilo do detalhamento desse novo plano porque, segundo ela, o contrato ainda não foi assinado. As palestras de incentivo para adesão ao plano, de acordo com a State Grid, serão realizadas em dezembro próximo.

O Sinergia Campinas destacou a importância do conhecimento prévio do modelo a ser adotado para que tudo seja devidamente divulgado e discutido com os trabalhadores, inclusive referente ao incentivo à adesão. A empresa se comprometeu a encaminhar às entidades sindicais, assim que possível, todas as informações a respeito do Plano de Previdência Privada.

Plano de Cargos e Salários

Conforme negociado, a State Grid apresentará aos trabalhadores, ainda neste mês de novembro, e aos Sindicatos em uma reunião por videoconferência agendada para o próximo dia 30, o novo PCS que, segundo ela, vem atender à reivindicação da base e fomentar uma possibilidade de progressão na carreira dos seus trabalhadores. Estamos de olho!

Pagamento de Bônus 2020 e PLR 2021

Sobre esses temas, a empresa informou que a orientação da sua área jurídica é de não transformar o atual programa de Bônus 2020, que será pago no ano que vem, em Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR 2020). Porém, a Companhia pretende implementar uma PLR em 2021 e, provavelmente, reuniões sobre isso devam ocorrer ainda neste ano.

Os representantes da State Grid destacaram ainda que a empresa não pretende acabar com a política de Bônus, mas que estudam uma proporção ainda não definida de 75% PLR e 25% Bônus, pois a lei específica da PLR não permite a inclusão de indicadores de Saúde e Segurança na mesma.

Afirmaram que a companhia avalia que precisa investir mais em Saúde e Segurança, inclusive num programa positivo de bonificação descolada da PLR.

Os Sindicatos reiteraram a importância da discussão sobre Condições de Trabalho, Saúde e Segurança e reivindicaram reuniões específicas para este assunto, além do intercâmbio com outras empresas que já acumulam experiência num cenário que tem aumentado o número de incidentes e até acidentes fatais, como no caso da base do Sinergia Campinas, com acidentes fatais de terceiras na CTG e Elektro.

Fique ligado! Porque…

a saída da crise é coletiva. O Sindicato é seu parceiro nessa luta!

Débora Piloni, com informações da Secretaria Geral