Da luta não se aposenta!

Coletivo dos Aposentados do Sinergia CUT realiza novos encontros virtuais em 2 e 4 de fevereiro

Nesta terça (26), por mais de duas horas e meia, aposentad@s e pensionistas discutiram sobre vários assuntos de interesse. A atividade fez parte das comemorações do Dia Nacional do Aposentado, celebrado no último domingo (24)

Nice Bulhões

O Coletivo de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas do Sinergia CUT promoveu nesta terça (26) um encontro virtual, por meio da plataforma Zoom, para celebrar o Dia Nacional dos Aposentados (24 de janeiro), os 98 anos da Previdência Social e para debater assuntos ligados aos aposentados do setor energético. Os presidentes do Sinergia CUT e do Sinergia Campinas, Carlos Alberto Alves e Claudinei Donizeti Ceccato, respectivamente, fizeram a abertura, após as explicações do dirigente Gentil Teixeira de Freitas.

Os dois presidentes agradeceram os anos de serviços prestados pelos aposentados, principalmente àqueles que colaboraram e ainda estão na luta para que o Sinergia CUT seja essa entidade forte para novas conquistas e a manutenção de direitos para a categoria dos energéticos. Foram 10 assuntos em pauta, mas dada a complexidade de alguns temais e demanda por parte das aposentadas, aposentados e pensionistas, o Coletivo promoverá mais duas reuniões virtuais em fevereiro próximo.

O primeiro encontro virtual, também pelo Zoom, será realizado em 2 de fevereiro. Os temas tratados serão o processo de deflação e os pensionistas abrangidos pela Lei nº 4819/58. O segundo acontecerá em 4 de fevereiro e os assuntos em pauta serão a transferência do plano da Vivest para Neos que afeta os trabalhadores da Elektro e as eleições do Conselho de Administração (CA) e do Comitê Gestor (CG) de Ativos e Assistidos da Isa Cteep.  As duas reuniões começarão às 9h e os links serão divulgados posteriormente. Confira a gravação na íntegra do encontro virtual/live, clicando aqui.

Criação do dia

A lei que criou o Dia Nacional dos Aposentados é de 1981. Foi instituída pelo Congresso Nacional por iniciativa do então deputado federal Benedito Marcílio. Esta data foi escolhida porque nesse mesmo dia, em 1923, ocorreu a assinatura da lei Eloy Chaves, que criou a caixa de aposentadorias e pensões para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro, base do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). Este Instituto, em 1990, uniu-se ao Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS) para formar o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

O INAMPS, que funcionava junto ao INPS, foi extinto e seu serviço passou a ser coberto pelo SUS. Conheça o trâmite desta lei clicando aqui. Até então, a Previdência Social atendia apenas os funcionários do governo federal. No Brasil, um dos atos que concedeu o direito à aposentadoria é de 23 de março de 1888, beneficiando apenas os empregados dos Correios. Conheça o histórico da Previdência Social clicando aqui. Para saber mais dados sobre a previdência, é só clicar  no Anuário Estatístico da Previdência Social (Aeps) 2018. O acesso ao anuário de outros anos é possível clicando aqui.

Assista abaixo uma homenagem do Coletivo a todos os aposentad@s.

YouTube player

Produção e edição: Roberto Claro