Fake News

É falsa a mensagem que circula nas redes com datas de vacinação em SP

O alerta foi feito pelo governo do Estado. Mensagem que circula nos grupos de WhatsApp tem informações incorretas e dados antigos sobre o cronograma

Reprodução

Redação CUT

É falsa a mensagem que está sendo espalhada nos grupos de WhatsApp com o cronograma de vacinação contra a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, do estado de São Paulo.

O alerta é do governo de João Doria (PSDB) que ressalta que a mensagem tem dados antigos com datas de vacinação até para faixas etárias de “00 a 28 anos”. A vacina não foi testada em menores de idade e, por isso, ainda não há cronograma para o grupo.

Em dezembro, o governo estadual divulgou um calendário que foi alterado depois que o governo de Jair Bolsonaro (ex-PSL) recuou e resolveu comprar parte das vacinas CoronaVac, adquiridas por Doria do labotarório Sinovac, da China. Isso obrigou Doria a seguir as datas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Ao contrário do que diz a mensagem falsa, no dia 8 de fevereiro, apenas os idosos acima de 90 anos começam a ser vacinados e não os que tem 75 anos ou mais.

O texto que circula nas redes sociais ainda acompanha o link disponibilizado pelo governo estadual para cadastrar a população-alvo da imunização; o pré-cadastro, no entanto, não é obrigatório e serve para “agilizar o momento da aplicação da vacina pelo serviço de saúde”.