PLR Elektro, EKCE, EKTTs e demais empresas: nova rodada e poucos avanços na auditoria dos resultados de 2020

Negociação virtual ainda não apresenta os resultados finais do pagamento de 2020, mas traz dois novos indicadores para 2021. Nova reunião acontece na próxima quinta (18)

Lílian Parise

Negociação virtual ainda não apresenta os resultados finais do pagamento de 2020, mas traz dois novos indicadores para 2021. Nova reunião acontece na próxima quinta (18)

A nova rodada de negociação entre o Sinergia CUT e outros sindicatos com representantes das empresas da Elektro aconteceu na última quinta-feira (11), em formato virtual, em respeito à nova onda da pandemia de covid-19. A pauta incluía a apresentação dos resultados parciais da PLR 2020 e a continuidade da negociação para definir os objetivos PLR 2021.

Mas, em relação à PLR 2020, a empresa apenas detalhou os resultados parciais dos doze indicadores e reafirmou que ainda não auditou os números finais dos objetivos para pagamento aos trabalhadores.

Diante desse cenário, o Sinergia CUT voltou a solicitar o expurgo dos resultados negativos dos objetivos do PECLD e do Ebtida, que não atingiram a meta de 100%, considerando a carta compromisso e as condições gerais garantidas no termo específico da PLR. Também questionou, novamente, sobre a previsão para a divulgação oficial dos resultados dos objetivos atingidos, assim como a possibilidade da antecipação do pagamento da parcela final, previsto para até o último dia útil de março.

A empresa afirmou que os resultados fechados da PLR 2020 devem ser divulgados até o final deste mês, alegando que estão em fase final da auditoria e destacando que dificilmente os números possam ter alguma alteração. Em seguida, esclareceu que, em relação aos objetivos da PLR 2021, ainda irá avaliar as considerações feitas pelos Sindicatos quanto aos indicadores.

A empresa também informou que irá disponibilizar para as entidades sindicais, via e-mail, o material técnico sobre todos os indicadores que foram apresentados nesta reunião. Assim que o Sinergia CUT tenha acesso aos resultados oficiais atingidos para pagamento da PLR, inclusive o financeiro, os dados serão divulgados para conhecimento de todos os trabalhadores da Elektro e demais empresas.  

PLR 2021: vários gerentes falam dos objetivos para pagamento

Em seguida, para a negociação do montante, metas e indicadores da PLR 2021, a Elektro reforçou a bancada empresarial para a proposta dos objetivos com uma apresentação feita por vários gestores.

O primeiro a falar foi o gerente Comercial, responsável pela área que acompanha o indicador de PECLD, que detalhou as premissas que compõe os objetivos da PLR do ano passado, explicou como foram apurados ao longo do ano e falou sobre as ações adotadas para se obter o resultado apresentado. Aproveitou também para apresentar o detalhamento dos objetivos de PECLD e índices de perdas reais propostos para PLR 2021.

Os Sindicatos registraram que “a metodologia da PLR deveria conter uma métrica de compensação entre os objetivos, como havia no modelo anterior, para que haja um reconhecimento do esforço dos trabalhadores quando uma das metas for superada e outra que porventura não tenha atingido os 100%”. Também ressaltaram “a importância de se apresentar periodicamente os objetivos da PLR para que os trabalhadores tenham cada vez mais conhecimento e possam contribuir cada vez para o atingimento”.

Em seguida, a gerente de Operações apresentou o detalhamento dos objetivos de CAPEX, DEC e Unitização, que destacou que a Elektro tem um histórico muito positivo de atingimento dos dois indicadores nos últimos anos e as metas para 2021 são plenamente possíveis de serem alcançadas com o comprometimento de todos.

Já a gerente de Planejamento e Controles apresentou os resultados dos indicadores do combo financeiro (Ebtida, Lucro Líquido e OPEX) referentes a 2020. Para 2021, apresentou os números propostos, afirmando que a perspectiva é de uma significativa melhora em relação aos números de 2020, considerando a expectativa de melhora do mercado, reajuste tarifário, crescimento de outras receitas e o plano de eficiências que está sendo implementado pela companhia.

Depois, a convidada da empresa foi uma das responsáveis pelo IEC, que detalhou informações sobre o objetivo do Índice de Esforço do Cliente no pagamento da PLR 2020 e a proposta para este ano. Depois, um dos responsáveis pelo Segurança 360 graus apresentou os resultados do combo de saúde e segurança.

Por fim, a gerente de Comunicação Externa, apresentou o novo indicador conhecido como “Gerar material informativo de negócios de redes”, detalhando que o indicador tem a intenção de gerar publicidade positivas nos veículos de imprensa sobre a empresa e seus trabalhadores.

As respostas da bancada sindical

Em resposta, a bancada de sindicalistas registrou que seria necessário trazer um maior detalhamento e o aprofundamento sobre os itens que compõe o indicador Segurança 360°. Destacou também a necessidade da criação de uma Comissão Paritária de Saúde e Segurança, tendo como réplica da empresa a informação de que irá agendar uma reunião especifica para tratar desse assunto, inclusive encaminhando às entidades o material específico do programa 360°.

Os sindicalistas afirmaram que “este indicador possui muitas vertentes embutidas e que o peso do indicador é muito relevante (150 pontos) considerando ser um objetivo novo”. Destacaram ainda que esse objetivo deveria ser acompanhado no primeiro ano antes de ser colocado efetivamente na PLR dos trabalhadores para viabilizar a aferição do resultado. Também registraram a preocupação com o envolvimento de trabalhadores terceirizados no atingimento do número e que o momento de requer cautela para inclusão de novos indicadores na PLR.

Em seguida, reforçaram que, em contrapartida ao incremento de novos indicadores que trazem maior responsabilidade aos trabalhadores, “seria importante ter um ganho financeiro na PLR” para depois requisitarem que “fossem fornecidos os materiais com o detalhamento dos sete indicadores com as 16 ações que compõem este novo indicador do Plano de Resultado ARSESP”.

Além disso, afirmaram que, dos doze objetivos da PLR 2021, com destaque para dois novos indicadores – Gerar Material Informativo Negócios de Redes e Plano de Resultados ARSESP Atendimento –, não concordam com a inclusão, “já que estão muito distantes da realidade dos trabalhadores e que exigem deles uma responsabilidade desproporcional, havendo necessidade de um período de aferição e acompanhamento dos indicadores”.

Também discordaram da meta proposta de PECLD, que poderá não ser atingida, assim como ocorreu em 2020, tendo em vista que “falta mão de obra e recursos para o melhor desempenho dos trabalhadores na fiscalização de recuperação de receitas”.

Os Sindicatos reforçaram ainda que sejam destinados 100% do montante do percentual do Ebtida para compor a PLR dos trabalhadores que não ocupam cargo de liderança, conforme praticado nas demais empresas distribuidoras do Grupo Neoenergia.

A próxima reunião de negociação acontece na quinta-feira (18). Continue ligado!

Por Lílian Parise, com informações da Secretaria Geral