PLR Elektro, EKCE, EKTTs e demais empresas: resultados parciais da PLR 2020 e negociação da PLR 2021

Negociação virtual marcada para o dia 18 foi transferida para o dia 24, quando a empresa informou que os resultados da PLR de 2020 ainda não foram oficialmente fechados. Absurdo!

Débora Piloni

Aconteceu na quarta-feira (24), de forma virtual em respeito à pandemia de covid-19, a terceira reunião sobre os resultados parciais da PLR 2020 e a continuidade da negociação da PLR 2021 entre o Sinergia CUT, demais sindicatos e os representantes das empresas da Elektro.

Homenagem póstuma

Antes que fossem iniciadas as discussões sobre o tema da reunião, foi realizada uma devida homenagem póstuma ao dirigente sindical do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, Francesco Rotolo, que faleceu no último dia 17 de fevereiro, vítima da Covid-19. Companheiro Francesco, presente!

PLR 2020: ainda sem definição!

Novamente a empresa informou que os resultados de 2020 ainda não foram oficialmente fechados e que, por isso, os números apresentados na reunião seriam prévios. Informou ainda que os resultados finais devem ser divulgados até o final desse mês de fevereiro.

A Elektro disse também que foi discutido e decidido que não haverá expurgo da apuração do objetivo da PCLD e EBTIDA e que será considerado na apuração dos objetivos de 2020, o que o Sinergia CUT e os demais entidades sindicais discordaram.

A justificativa dos Sindicatos é que no termo específico de PLR 2020, na cláusula 6ª das disposições gerais, há a possibilidade de rever os objetivos por motivos de força maior, como é o caso da pandemia. Além disto, existe a carta compromisso enviada pela Neoenergia em 01 de junho de 2020, com a mesma disposição de revisão dos objetivos da PLR.

“É um absurdo essa posição da direção da Elektro/Neoenergia, depois de quase um ano de pandemia, em que a grande maioria dos trabalhadores correu riscos cotidianos nas suas atividades, uma vez que a energia elétrica é um agente periculoso e que todos, sem exceção, fizeram a sua parte e se expuseram também ao Coronavírus, bem como os seus familiares. É absurdo e lamentável essa postura da empresa!”, protesta a direção do Sinergia Campinas.

Para o Sindicato, neste momento de fechamento e pagamento da PLR 2020, dizer que dois objetivos não foram atingidos é um contrassenso. “Trata-se apenas de cumprir o que foi prometido, escrito e registrado por Termo e Carta e da possibilidade de revisão. Os trabalhadores não querem migalhas ou favor, querem ser reconhecidos de verdade e com mais grana no bolso, porque o não atingimento da meta nada tem relação com o empenho daqueles que se dedicaram ao máximo durante esta pandemia que ainda não acabou”, consideram os dirigentes sindicais.

Foi solicitado por todos os sindicatos que a Elektro reveja a decisão de manter o resultado até o momento apresentado dos objetivos de PCLD e EBTIDA na apuração da PLR 2020, bem como apresente na próxima reunião o comparativo dos valores por amostragem de cargos no montante que foi pago na PLR 2019 com os aferidos para pagamento em 2020 até o momento.

PLR 2021

A Elektro insistiu na inclusão dos dois novos indicadores: Gerar Material Informativo Negócios de Redes e Plano de Resultados ARSESP.

O Sinergia CUT e os demais sindicatos não concordaram com a inclusão desses dois novos objetivos e sugeriram que sejam apenas acompanhados e medidos neste ano. Reivindicaram também que seja destinado 100% do montante do percentual do EBITDA para compor a PLR dos trabalhadores que não ocupam cargo de liderança, conforme praticado nas demais empresas distribuidoras do Grupo Neoenergia.

A próxima reunião deverá ocorrer a partir das 10h da próxima segunda-feira, 01 de março. Fique ligado!

Débora Piloni, com informações da Secretaria Geral