Reunião com AES Tietê Energia trata sobre pagamento da PLR 2020 e outras pendências

Metas são atingidas e valor base da PLR tem acréscimo de 116,38%! Pagamento cairá no próximo dia 15 de março

Débora Piloni

Metas são atingidas e valor base da PLR tem acréscimo de 116,38%! Pagamento cairá no próximo dia 15 de março

Em reunião ocorrida entre representantes da AES Tietê Energia e dirigentes do Sinergia CUT nesta última quarta-feira (03), foram discutidos diversos assuntos pendentes, entre eles: Acordo Específico de Operação de Usinas, PIA, Previdência, Exame Periódico, almoço de Barra Bonita e, enfim, a PLR 2020 da AES Brasil. Neste último ponto, a excelente notícia: a PLR quase bateu no teto!

Na reunião, depois de ser cobrada pelo Sindicato por todo mês de fevereiro, a empresa apresentou os números apurados em 2020. Informou que os indicadores financeiros e operacionais tiveram a variação de 105% a 120%, fazendo com que o valor base da PLR tivesse um acréscimo de 116,38%. Mais: o EBITDA, que teve alteração em sua medição no ano passado com o objetivo de deixar o indicador mais factível, também foi atingido no seu limite máximo, conforme a tabela abaixo:

PLR 2020… grana na conta!

O pagamento da PLR será realizado no próximo dia 15. Vale ressaltar que, do valor previsto, não está computado o Imposto de Renda.

O Sinergia CUT observa que, até R$ 6.000,00, não incide pagamento de Imposto de Renda, porém, não houve correção da tabela pelo Governo Federal, o que de certa forma deverá prejudicar os trabalhadores, retirando mais dinheiro dos seus bolsos.

Uma observação importante: referente à PLR adicional (conquista do Sindicato nos últimos dois anos), nenhum trabalhador irá receber menos do que 20%, independente de sua avaliação individual. Os assistentes saíram de 0,8 em 2017 passando para 1,0 em 2018; 1,1 em 2019 e agora está indo para 1,2% de PLR individual como base mínima para avaliação ATENDE.

DEMAIS PENDÊNCIAS DISCUTIDAS

Acordo Específico de Operação de Usinas

O Acordo estabelece que Sindicato e empresa  realizem reuniões periódicas, com o objetivo de ajustar os procedimentos de trabalho nas Usinas. Diante disso, o Sinergia CUT solicitou à AES Tietê Energia o número atual de trabalhadores lotados nas Usinas da AES Brasil, para verificar se estão de acordo com o estabelecido no ACT, as contratações que foram acordadas durante o processo de negociação para a gestão de reservatório e um relatório dos últimos seis meses do acionamento da manutenção / mantenedores para as usinas com o objetivo de atender urgências e emergências.

Pendências Gerais

O Sinergia CUT cobrou da empresa providências quanto ao procedimento de abordagem aos trabalhadores recém admitidos com o objetivo de fortalecer esses trabalhadores para que os mesmos sejam direcionados a aderir ao Plano da Vivest e não ao Itaú PGBL, como vem ocorrendo atualmente. Quanto a isso, será criado um procedimento conjunto de forma a abordar os trabalhadores com o objetivo de fortalecer o plano CD Tietê da VIVEST.

PIA

Ao ser questionada pelo Sindicato sobre os inscritos no PIA (Programa de Incentivo à Aposentadoria), a empresa informou que, após o encerramento do programa, 14 trabalhadores o aderiram.

Previdência

Referente à questão da previdência, a AES Tietê Energia informou que, com o saldamento do PSAP Tietê, 237 trabalhadores estavam elegíveis a fazer a adesão ao CD Tietê. Foram 136 que o fizeram, o que corresponde a 57%. Diante disso, ficou acordado entre Sindicato e empresa de se fazer uma força tarefa nesse período para que esse percentual suba para próximo de 100%, objetivando o fortalecimento do Plano.

Na ocasião, o Sinergia CUT cobrou o ressarcimento aos trabalhadores que aderiram ao Plano CD da participação da empresa referente aos meses de janeiro e fevereiro. A Tietê informou que irá processar na folha de pagamento de março, referente a sua parte, e o valor será relativo ao percentual que cada trabalhador optou por fazer sua opção.

O Sindicato solicitou também o reconhecimento de tempo dos trabalhadores que já lhe encaminharam os documentos necessários. Os representantes da AES Tietê informaram que já cobraram da VIVEST uma análise e aguardam o seu posicionamento para os próximos dias.

Exame Periódico

Após cobrança feita pelo Sindicato, sobre a demora na informação do resultado dos exames, a empresa ficou de colocar na sua agenda para poder agilizar.

Almoço de Barra Bonita

Foi verificado que, diante do grave quadro de pandemia no estado, a estrutura para a refeição dos trabalhadores dessa localidade não está adequada. O Sindicato solicitou que, até que sejam feitas as acomodações corretas que garantam efetivamente segurança das condições de trabalho, que o trabalhador possa se utilizar do veículo da empresa para realizar suas refeições em casa.

Por Débora Piloni, com informações da Secretaria Geral