Sextas Culturais seguem com MPB Delas neste dia 16

Apresentações das cantoras Dolores Bah, Gisele Souza e Andréia Preta serão transmitidas nas redes da CUT São Paulo, a partir das 19h; atividade faz parta da programação da central para o 1º de Maio de Resistência

ARTE: MARIA DIAS/CUT-SP

Redação CUT-SP

Escrito por: Redação CUT-SP 

Nesta sexta-feira (16), você acompanha mais uma live musical do projeto Sextas Culturais da CUT São Paulo, com o show MPB Delas que terá apresentações das cantoras Dolores Bah, Gisele Souza e Andréia Preta. A transmissão é a partir das 19h, na página do Facebook (@saopauloCUT) e no canal do Youtube da CUT-SP (@CUTSP1).

Com apresentação de Douglas Izzo, presidente da CUT-SP e Carlos Fábio, o Índio, secretário de Cultura da Central, a atividade integra a programação do 1º de Maio da CUT paulista que, neste ano, traz como mote a Resistência, Luta e Solidariedade das trabalhadores e trabalhadores em meio à pandemia da Covid-19.

Nos intervalos entre uma atração e outros haverá exibição de vídeos institucionais e com intervenções de presidentes de sindicatos filiados à CUT paulista. Nas próximas semans, nas Sextas Culturais, haverá shows de funk, samba e RAP.

MPB Delas

Nesta segunda semana das Sextas Culturais, quem curte uma boa música popular brasileira não pode perder o show MPB Delas com apresentações das cantoras Dolores Bah, Gisele Souza e Andréia Preta.

Dolores Bah é cantora, compositora e produtora de eventos. Canto e tocou em várias casas noturnas de Poá e região do Alto Tietê, além do litoral e grande São Paulo. Foi premiada várias vezes em festivais de música brasileira, entre eles o 1º Festival de Música do Estado de SP, no projeto Viva Cultura, realizado pela Secretaria Estadual de Cultura, em julho de 1994, quando ficou com o 1 lugar. Também foi a 1ª colocada no Festival de Múisca de Poá, em 2010. Cantou nos CEUs Jambeiro, em Guaianases e Inácio Monteiro, na Cidade Tiradentes, ambos na zona lesta da capital. Em 2006, produziu seu próprio disco de músicas autorais. Produziu e canto no MPBelas – Violões, vozes e canções, em shows de homenagem ao Dia Internacional da Mulher na cidade de Poá entre 2008 e 2017, cujo evento consta no calendário oficial do município. Se apresentou ainda na Exposição de Orquídeas e Plantas Ornamentais em 2010 e 2012, quando cantou na abertura do show do saudoso Dominguinhos.

Gisele Souza é autodidata e desenvolvedora de uma técnica de tocar violão muito percussiva. Iniciou sua carreira musical em 2004 nos bares da região do Alto Tietê ao lado da Cantora Cristoilma, depois seguiu carreira solo alternada com os trabalhos musicais do Grupo Magicka – grupo feminino performático com repertório brasileiro e fusão de vários gêneros. A cantora é ganhadora de vários festivais de música no Alto Tietê, entre eles 1° lugar e melhor interprete no Festival da Canção do Alto Tietê em Mogi das Cruzes 2008 e Melhor e Interprete e vencedora dos Festivais de MPB de Itaquaquecetuba 2008 e 2010, como integrante do grupo Magicka, além de várias premiações solo e participações especiais em shows de bandas da região.

Andréia Preta é filha e neta de nordestinos. Nascida na cidade de Campinas, é cantora, compositora e produtora cultural. Formada em Administração pela PUC, de religião de matriz africana, é artista atuante na cultura popular. Iniciou sua carreira artística há 21 anos, cantando forró pé-de-serra, passando pela MPB e o samba. Em 2016 lançou o primeiro disco autoral, Doce de Salgar, pelo Ficc (Fundo de Investimentos da Cultura de Campinas). Foi vice-presidenta do Fórum Permanente de Cultura de Campinas e Conselheira Municipal de Cultura suplente (2017-2018) e agora em 2021, compõe o novo Conselho de Política Cultural, como suplente, na Setorial de Culturas Populares e Tradicionais. Ativista cultural, sempre esteve junto às lutas dos movimentos sociais. É filiada ao Partido dos Trabalhadores, membro da Articulação de Esquerda do município. Traz no seu repertório autoral, canções que compôs na quarentena, retrato de lutas e esperança.

Confira a programação das Sextas Culturais

16/04

MPB DELAS:

Dolores Bah, Gisele Souza, Andréia Preta

23/04

FUNK SAMBA:

MC Tikinho DZL e convidados: DJ Oreia e Samba Terreiro de Yayá

30/04

AMIGOS DO RAP:

Bizika, Mente Matéria e Doutor Sinistro

Sempre às 19h

Live: Facebook (@saopauloCUT) e Youtube (@CUTSP1)

________________________________________________________________________________________

Show de MPBAndreia PretaGisele SouzaDolores Bahresistênciadouglas izzoCarlos Fábio