Covid-19

Brasil passa de 15 milhões de casos e 417 mil mortes pela Covid-19

Se nada for feito, segundo projeções feitas pela Universidade de Washington, dos Estados Unidos, até 1° de julho, o país pode chegar à marca de quase 600 mil óbitos

Rovena Rosa/Agência Brasil notice

Redação CUT

Leia Mais: Quebra de patente de vacinas da Covid-19 avança no mundo. Bolsonaro continua contra

O Brasil ultrapassou a marca de 15 milhões de casos de Covid-19 e mais de 417 mil vidas pedidas desde o começo da pandemia do novo coronavírus, em março do ano passado. No mundo, de acordo com os dados da Universidade de Oxford, o Brasil tem a pior situação da pandemia: 1.950 de mortes por milhão de habitantes, mais do que nos Estados Unidos e México.

Segundo projeções feitas pela Universidade de Washington, dos Estados Unidos, até 1° de julho, o país pode chegar à marca de quase 600 mil óbitos – o número exato projetado é de 562,8 mil mortes. Segundo os cientistas, mais de 50 mil vidas poderiam ser salvas apenas com o uso universal e correto da máscara.

Entre os 14 países com mais de 100 milhões de habitantes, o Brasil é o que tem mais mortes em relação ao total da população.

De acordo com os especialistas, este mês, o país estabilizou o número de novos casos e mortes, mas o patamar é muito alto. Para eles, a redução de novos casos, internações e mortes são efeito de medidas de restrição de circulação que estão sendo flexibilizadas antes do tempo. 

O estudo feito pela Universidade de Washington projeta três possíveis cenários para o país, levando em conta fatores como a disseminação de variantes do vírus, o pouco uso de máscaras e o descumprimento do distanciamento social.

Primeiro cenário

No pior dos cenários, segundo a análise, a circulação de pessoas já vacinadas voltará aos níveis pré-pandêmico, e a de não vacinados se manterá como no ano passado; as variantes brasileira e sul-africana do vírus se espalharão por locais aonde não haviam chegado; as vacinas serão menos eficientes contra a cepa sul-africana; e o uso de máscara começará a cair entre os vacinados 30 dias após receberam a segunda dose do imunizante.

Segundo cenário

No segundo cenário, o total de mortos em decorrência da doença passará de 400 mil mortes, o que já ocorreu.

Terceiro cenário

No terceiro e mais otimista, a universidade afirma que tudo isso seria evitado se 95% da população brasileira usasse máscaras de forma apropriada.

Nas últimas 24 horas

Foram registradas 2.531 mortes por Covid-19 em 24h até esta quinta-feira (6), elevando para 417.176 o total de vidas perdidas no país. A média móvel foi de 2.251 mortos, 10% menor que o cálculo de duas semanas atrás. Este é o menor índice desde 20 de março, quando ficou em 2.234.

Segundo os números do consócio de imprensa, 72.559 novos casos foram notificados, totalizando 15.009.023 infectados pela Covid-19. A média móvel foi de 59.448 diagnósticos positivos, 3% maior que o cálculo de 14 dias atrás.

Escrito por: Redação CUT