CS 2021

CS 2021: BTobace não apresenta proposta econômica concreta na 1ª rodada e acena com retirada de direitos

Nessa primeira reunião, que acontece nesta quarta (12), a empresa propôs alterações em duas cláusulas do ACT vigente, alegando dificuldades financeiras. Nova rodada está marcada para acontecer em 26 de maio

Nice Bulhões, com informações da Secretaria Geral

Representantes do Sinergia CUT e da BTobace participaram da primeira rodada de negociação nesta quarta-feira (12). Na ocasião, a empresa fez um breve relato sobre as condições financeiras do período, externou o momento difícil que enfrenta e a prioridade em preservar empregos. Já o Sindicato manifestou sobre a necessidade de se buscar uma proposta que atenda às necessidades do trabalhador, visando a melhoria do ACT.

A BTobace apresentou a seguinte proposta abaixo por tópicos:

1 – Reajuste salarial

A empresa alegou dificuldades financeiras em realizar o reajuste previsto na cláusula 74ª do ACT vigente, solicitando a análise de possível parcelamento, mas ainda não apresentou a proposta efetiva para análise do Sindicato. A entidade sindical frisou estar aberto a receber a proposta, analisando a sua viabilidade perante todo o pacote.

Ainda nesse ponto, a empresa sinalizou o desejo de alterar a cláusula 74ª e retirar o aumento real de 1%. O Sindicato argumentou que seria uma perda significativa e que seria necessário estabelecer a possibilidade de se negociar aumento real no próximo ACT.

2 – Vale Alimentação

A empresa apresentou a proposta de reajuste de 2,8%, totalizando R$ 570,00. O Sindicato externou a necessidade de melhoria no valor, buscando repor o poder de compra do referido benefício e a proximidade com o valor solicitado pelos trabalhadores, que é de R$ 650,00.

O representante da empresa se comprometeu a levar a reinvindicação à sua diretoria e retornar com a resposta na próxima reunião.

3 – Plano de saúde

A empresa alegou ser impossível avançar nesse momento, propondo o reajuste da contrapartida pelo mesmo percentual do reajuste salarial. O Sindicato alertou sobre a necessidade de se buscar a constante melhoria no benefício.

4 – Prorrogação do Acordo Coletivo

A empresa não atendeu a reinvindicação de prorrogação por dois anos, alegando incertezas relacionadas à efetivação ou não da renovação de seus contratos. O Sindicato reforçou a importância desse item no atual momento, pedindo que a empresa reavalie a sua posição. A solicitação será levada à diretoria e o retorno deve ser apresentado na próxima reunião.

5 – Banco de Horas

A empresa solicitou a alteração da cláusula 6ª do ACT vigente, externando o desejo de que se compensem 100% das horas-extras. O Sindicato manifestou sua preocupação com a solicitação e o impacto dela, solicitando a reconsideração por parte da empresa.

Uma nova rodada foi marcada para o dia 26 de maio próximo. Trabalhador, fique ligado!!

Todos pela vida: com saúde, emprego e renda!

Nice Bulhões, com informações da Secretaria Geral