Energisa: Covid-19 ou lucro?

Empresa parece visar mais e mais lucros e passa por cima da grave situação da Covid-19 em todo país. Vidas que se vão...

Redação do Sinergia CUT

Foi com pesar que o Sinergia Prudente recebeu a trágica notícia de mais um trabalhador vítima fatal da Covid-19. Jackson de Lima Almeida, 34 anos, eletricista do polo de Rancharia, faleceu no dia 08 de maio e deixou esposa e duas filhas.

“Aos familiares e amigos de Jackson, nossos sentimentos. Que Deus possa confortar o coração de todos e todas”, solidariza toda a direção do Sindicato.

O Sinergia CUT, desde do início da pandemia, vem tentando estabelecer critérios e procedimentos junto à direção da empresa, no intuito de preservar o direito à vida de cada trabalhador e de seus familiares.

Após inúmeras tentativas de dialogar sobre o tema, mas sem nenhuma resposta efetiva da Energisa, o Sinergia CUT ingressou com uma ação civil pública em março de 2020, através do escritório  parceiro de advocacia, de Maximiliano Garcez.

Na época, foram apresentados vários pedidos de tutela antecipada, concedidas pelo juiz apenas aos trabalhadores considerados do grupo de risco. Os demais pedidos foram para audiência de conciliação que ocorreu recentemente, no dia 19 de abril de 2021.

Na ocasião, foram abordados vários temas que eram objeto da ação, como flexibilização na entrada e saída para evitar os horários de pico e as aglomerações no transporte público; higienização dos veículos; teste de Covid-19 realizados; CAT abertas; número de trabalhadores em home office.

Como  é de costume, a Energisa não demonstrou interesse em resolver a situação, e pior que isso, foi para uma audiência de conciliação sem nenhuma proposta!

O juiz parece ter percebido a situação e, notando a falta de interesse da empresa em resolver as questões, declarou que, caso a Energisa não entrasse em um acordo com o Sinergia CUT, iria julgar o processo.

Ainda ali na audiência, o Sindicato registrou o uso de maquinetas pelos eletricistas para cobrança de clientes. A empresa negou fazer isso. Outro registro feito foi sobre o aumento de função dos leituristas com a realização de cortes simbólicos.

O juiz se manifestou contrário a essas atitudes da empresa, já que o momento é trágico em todo o país devido à pandemia e, de acordo com ele, a Energisa não deveria atribuir mais funções aos trabalhadores. Sendo assim, determinou que Sindicato enviasse um ofício para empresa pedindo para que cessasse o uso da máquina. Isso foi feito e, após o envio do ofício, a empresa reconheceu que fazia o uso e respondeu que não iria parar com a prática.

Além disso, o juiz também designou que o Sindicato enviasse todos os pontos que deseja negociar referentes à  Covid-19. Isso também foi feito, porém, até o fechamento deste informativo, a Energisa não havia dado qualquer retorno.

A falta de escrúpulo da empresa não para por aí. Na última semana, solicitou que todos os trabalhadores voltassem ao trabalho  de forma presencial, inclusive os que são do grupo de risco.

A voracidade da Energisa pela retenção de capital supera muito o valor que dá às vidas.

Em tempo…

… sobre à ação da Covid-19, o Sindicato vai para cima na próxima audiência e sobre o uso da maquineta, vai ingressar com uma ação.

… quanto ao corte “simbólico” dos leiturista, já há uma denúncia no MPT e o Sindicato entrará com ação judicial.

Todos pela vida: com saúde, emprego e renda!

PLR 2020, PLR 2021 e FGTS

O pagamento da PLR 2020 cai na conta nesta sexta-feita (14). Tem direito todos que trabalhadores que trabalharam no ano de 2020, ativos e desligados.

Quanto à PLR 2021, está agendada também para esta sexta, dia 14, a reunião entre o Sindicato e a empresa para tratar do assunto. Deverá ser um grande debate, já que o histórico adiantamento da PLR não está garantido para o ano de 2021.

Correção do FGTS: acompanhe no site do Sinergia CUT (www.sinergiaspcut.com.br) como está o andamento da ação do FGTS. Todos os filiados ao Sindicato terão respaldo sobre a correção.

“SONHO QUE SE SONHA SÓ É SÓ SONHO.

SONHO QUE SE SONHA JUNTO É REALIDADE!”

                                             (Raul Seixas)

NÃO FIQUE SÓ, FIQUE SÓCIO!

________________________________________________________________________________________________

Por: Redação do Sinergia CUTEdição: Débora Piloni