Sinergia CUT e AES Tietê Energia tratam sobre assuntos de interesse dos trabalhadores

Reunião aconteceu no último dia 10. Confira os temas debatidos, entre eles, o início das negociações da Campanha Salarial 2021!

Débora Piloni

Reunião aconteceu no último dia 10. Confira os temas debatidos, entre eles, o início das negociações da Campanha Salarial 2021!

Como vem acontecendo mensalmente, no último dia 10 de maio, representantes da AES Tietê Energia e dirigentes do Sinergia CUT se reuniram de forma virtual, devido à pandemia de Covid-19, para debater assuntos que ainda precisam de soluções e que afetam o cotidiano dos trabalhadores. Confira:  

Acordo Operativo das Usinas

Na reunião passada, o Sinergia CUT pediu à AES Tietê informações sobre o número e tipo de ocorrências que aconteceram fora do horário comercial e que acarretaram no acionamento de trabalhadores de sobreaviso. O objetivo dessa solicitação é possibilitar que Sindicato e empresa realizem uma análise referente a esse ponto.

Os representantes da AES Tietê informaram que já foi feito esse levantamento e que em breve será agendada uma reunião do Sindicato com a área Técnica, para que, juntos, possam analisar a quantidade e o teor das ocorrências e aprimorar o Acordo Operativo das Usinas.

Integração de trabalhadores em relação à Vivest

O Sinergia CUT solicitou à empresa que pudesse, junto com o representante dos trabalhadores no Comitê Gestor, terem contato com os trabalhadores que fossem admitidos com o objetivo de passar informações sobre os planos de previdência para que os mesmos pudessem fazer sua adesão ao plano CD Tietê. A posição da empresa é de que não há problemas com essa solicitação.

Exames Médicos Periódicos

O Sindicato solicitou na reunião de abril que a empresa tivesse celeridade no retorno do resultado dos exames médicos periódicos, bem como testes de Covid-19.

A AES Tietê informou nesta reunião que manteve contato com a área de medicina do trabalho da AES Brasil e que o pedido será atendido: será dada a celeridade necessária que a situação da saúde exige nesses casos, principalmente na questão da Covid-19.

Contratações de Mantenedor em Nova Avanhandava e Euclides da Cunha

Segundo a empresa, está em fase final.

Tempo a comprovar na Vivest

O Sindicato vem cobrando a AES Tietê sobre a realização de uma reunião para tratar desse tema, conforme combinado no período das discussões do saldamento. A AES Brasil já recebeu as documentações e os cálculos da Vivest referente ao aporte que a empresa deveria fazer no caso do reconhecimento do tempo de serviço. A AES Tietê se comprometeu a mandar com antecedência a documentação para análise da direção do Sindicato e uma reunião para tratar do assunto já foi agendada  para as 10h do dia 17 de maio.

Rodovia de Acesso Mococa – Usina de Limoeiro

Esse assunto vem sendo tratado com a empresa já há alguns anos, na tentativa de unir esforços para fazer um movimento junto aos órgãos competentes do Governo para que sejam feitos os reparos na rodovia. Contatos já foram feitos, porém sem êxito. Portanto o Sindicato analisará a possibilidade de entrar com ação judicial para que sejam realizados os reparos.

Plano CD Tietê

O Sinergia CUT reiterou a solicitação de que a empresa passe a informação da quantidade, idade e tempo de casa de trabalhadores que fizeram adesão ao Plano CD Tietê. A empresa ficou de encaminhar tais informações.

Campanha Salarial 2021

O Sinergia CUT proprôs e a AES Tietê aceitou dar início ao processo de negociação da Campanha Salarial 2021 já no final deste mês de maio. Fique ligado! Todos pela vida: com saúde, emprego e renda!

Por Débora Piloni, com informações da Secretaria Geral do Sinergia CUT