Data-base Maio

CS 2021: Trabalhadores da Salto do Lobo deliberam proposta final de ACT

Assembleias serão presenciais, seguindo todos os protocolos sanitários devido à pandemia de Covid-19. Fique ligado e participe com toda a segurança!

Bira Dantas

Débora Piloni, com informações da Secretaria Geral do Sinergia CUT

No último dia 20 de maio, dirigentes do Sinergia CUT e representantes da Salto do Lobo estiveram reunidos em negociação da Campanha Salarial 2021. Na ocasião, a empresa apresentou sua proposta final de Acordo Coletivo, a qual o Sindicato avaliou e considerou que atende a Pauta de Reivindicações e que, portanto, deve ser levada para a deliberação dos trabalhadores em assembleias a serem realizadas nos locais de trabalho seguindo todos os protocolos de segurança, devido à pandemia de Covid-19.

Confira os principais itens da proposta final:

  • Reajuste Salários e Benefícios:  IPC FIPE 7,79%   – (ajuda de custo, VA-VR);
  • Política de Remuneração por Resultados (PRR): IPC-FIPE  7,79%;
  • Manutenção dos Contratos de Trabalho:  concorda, com uma observação: mantém inalterados os salários e benefícios, mas teve que fazer uma dispensa por conta que uma das Usinas da Salto do Lobo de Amparo foi fechada, pois o governo pediu a área;
  • Negociação Coletiva: qualquer alteração na legislação a empresa concorda em negociar com o Sindicato;
  • Sistema Mediador:

Parágrafo segundo: Após o prazo acima previsto, o Sindicato fará a transmissão definitiva do instrumento coletivo e encaminhará à empresa o protocolo de transmissão para coleta de assinatura dos responsáveis que deverá ser devolvido ao Sindicato no prazo de 5 (cinco) dias. Parágrafo Terceiro: Recebido o documento acima com as assinaturas.

A Salto do Lobo pede ao Sindicato que, para cumprir o prazo de 5 (cinco) dias, seja enviada a documentação entre o dia 10 e 20 do mês, por conta do fechamento;

  • Trabalho em Home Office: não se aplica, pois os trabalhadores trabalham nas Usinas e alguns moram no local;
  • Homologação: a empresa concorda com a homologação;
  • Prorrogação, Data-Base Vigência: vigência: 2021-2023 (2 anos);
  • Manutenção das Cláusulas do Acordo Anterior: a empresa concorda

Observação quanto ao Plano de Saúde

Nesse ano o plano de saúde teve reajuste de 19%, mas esse percentual não será repassado como aumento para os trabalhadores, pois a Salto do Lobo se compromete a assumir o reajuste de forma integral.

Assembleias com toda a segurança

Com tudo isso, os negociadores entendem que a proposta de Acordo atende as reivindicações da Pauta que foi entregue à empresa. Sendo assim, os trabalhadores deverão deliberar sobre essa proposta final de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Na ocasião, decidirão também sobre o desconto da taxa negocial no mesmo percentual de reajuste conquistado.

Em virtude da pandemia de Covid-19, o Sindicato realizará assembleias presenciais junto aos trabalhadores seguindo todos os protocolos de segurança: distanciamento, uso de máscaras, esterilização do material a ser utilizado, álcool em gel, além de realização da reunião em local aberto e ventilado.

Fique ligado na convocação e participe!

Débora Piloni, com informações da Secretaria Geral do Sinergia CUT