Saúde

China relata 1º caso no mundo de gripe aviária H10N3 em humanos

Paciente de 41 anos está estável e pronto para ter alta do hospital. O acompanhamento médico de seus contatos próximos não detectou nenhum outro caso

Governo de SP/Divulgação

Redação CUT

O governo chinês informou nesta terça-feira (1º) que descobriu o primeiro contágio humano no mundo do vírus H10N3, cepa conhecida como gripe aviária.

O paciente tem 41 anos e vive em  Jiangsu, província que fica no leste da China. Morador da cidade de Zhenjiang, ele foi hospitalizado em 28 de abril com febre e outros sintomas e foi diagnosticado com o vírus H10N3 um mês depois, no dia 28 de maio, segundo comunicado a Comissão Nacional de Saúde chinesa (NHC).

O homem está estável e logo deve ter alta do hospital e o acompanhamento médico de seus contatos próximos não detectou nenhum outro caso da doença, disse a NHC no comunicado.

A comissão mas não deu detalhes de como o homem se infectou.

O que é o vírus H10N3?

A H10N3 é uma linhagem patogênica menos forte do que a do vírus em aves, e o risco de ela se disseminar em larga escala é muito baixo, segundo o comunicado da NHC.

Cerca de 160 exemplares do vírus foram relatados em 40 anos, entre 1978 e 2018, a maioria em pássaros selvagens ou aves aquáticas da Ásia e de algumas partes limitadas da América do Norte, segundo Filip Claes, coordenador de laboratório regional do Centro de Emergência para Doenças Transfronteiriças de Animais da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), citado em todas as agências e portais de notícias do Brasil.

Nenhum caso foi detectado em frangos até agora, disse ele.

Gripes aviárias

Já foram detectadas várias cepas de gripe aviária em animais na China, mas em pessoas é pouco comum.

A última epidemia de gripe aviária no maior país do mundo foi em 2016 e 2017, com o vírus H7N9.

O H7N9 contaminou 1.668 pessoas e causou a morte de 616 desde 2013, segundo a FAO.

Escrito por: Redação CUT