NãoÀPrivatizaçãoDaEletrobras

Votação da MP 1.031/2021 é adiada para esta quinta (17)

Sessão está marcada para começar a partir das 10h. Resistência dos trabalhadores prossegue

Bira Dantas

Nice Bulhões

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), adiou para esta quinta-feira (17), às 10h, a votação da Medida Provisória 1.031/2021, que trata sobre a privatização da Eletrobras. O anúncio foi feito durante sessão desta quarta-feira (16), após informar aos senadores que o parecer à MP, de autoria do relator Marcos Rogério (DEM-RO), havia entrado no sistema da Casa às 17h50. Pacheco pediu que Marcos Rogério lesse o relatório na íntegra para que todos tomassem ciência.

Após a leitura do parecer do senador Marcos Rogério, Pacheco anunciou sua decisão sobre o pedido feito pelo Podemos para que fossem impugnados “jabutis” do projeto aprovado pela Câmara. O presidente do Senado decidiu não impugnar itens do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 7/2021 (que teve origem na MP 1.031/2021) considerados alheios à essência dessa matéria. O pedido de impugnação havia sido apresentado por Álvaro Dias (Podemos-PR).

Os senadores voltaram a discutir o assunto. Em seguida, a sessão foi suspensa, por volta das 20h, e será retomada às 10h desta quinta-feira. A MP enfrentou resistências entre senadores. Sua tramitação precisa ser concluída até o próximo dia 22 ou perde a validade.

Enquanto isso, os trabalhadores persistem na luta pela não privatização da Eletrobras. Desde a zero hora de terça (15) até esta quinta (17), trabalhadores de Furnas e da Eletronorte da base do Sinergia CUT participam da greve de 72 horas, conforme encaminhamento do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE). A luta, neste momento, é contra a privatização das empresas do grupo, descumprimento do Acordo Coletivo Nacional, à não renovação de Acordos Coletivos de Trabalho Específicos e às demissões de dirigentes sindicais. Leia mais sobre a paralisação, clicando aqui.

Tuitaço

A campanha Salve a Energia realiza nesta quinta tuitaço com as Hastags: #VaiAumentarAContaDeLuz e #VoteNÃOMP1031. Ela pede para os internautas irem para o Twitter, marcar os senadores e dizer NÃO à MP1031. Este é o momento decisivo da luta contra a privatização da Eletrobras! Participe!

?http://bit.ly/TuitaçoMPdoApagã

Por: Nice Bulhões