CS 2021: Trabalhadores da BTobace deliberam proposta final de ACT

Assembleias serão presenciais, de 29 de junho a 07 de julho, seguindo todos os protocolos de segurança devido à pandemia de Covid-19. Participe!

Bira Dantas

Débora Piloni

No último dia 15 de junho aconteceu a quarta rodada de negociação da Campanha Salarial 2021 entre os representantes da BTobace e os dirigentes do Sinergia CUT. Na ocasião, ficou claro para ambas as partes que se chegou a um limite dos avanços possíveis e, com isso, a proposta final negociada será levada para a deliberação dos trabalhadores em assembleias presenciais, seguindo todos os cuidados por conta da situação de pandemia (verifique abaixo a tabela com o dia e o local das assembleias).

Nesta quarta rodada a empresa informou que concorda com a contraproposta feita pelo Sindicato na rodada anterior sobre o prazo limite para a compensação das horas em 30 de abril de 2022. No entanto, quanto à validade da nova regra, sobre as horas já acumuladas, alegou que não teria como avançar e que tais horas deverão ser integralmente compensadas. 

Depois de todas as considerações e argumentações veja como ficou a proposta final que será deliberada nas assembleias:

Reajuste salarial
  • Em 2021: 4,19 % retroativo a maio

                  4,19% (*) em julho, sem retroativo (*4,02%, para complementar os 8,38%);

  • Em 2022: alteração da cláusula 74, mantendo a média da inflação do período, mas alterando o percentual de aumento real para 0,5%.
Vale Alimentação:
  • R$ 573,00 maio e junho (retroativo a maio)
  • R$ 600,00 a partir de julho sem retroativo.
Plano de Saúde:

8,38% de correção na coparticipação.

Prorrogação do Acordo:

ACT por dois anos

Banco de Horas:

EXCLUSIVAMENTE no período de 01 de maio de 2021 até 30 de abril de 2022, as horas positivas em aberto no banco de horas, serão descansadas a qualquer momento pelo funcionário, devendo ser compensadas até no máximo dia 30 de abril de 2022.

Demais benefícios expressos monetariamente:

Serão corrigidos pelo mesmo índice de reajuste de salário em uma única vez.       

Manutenção das demais cláusulas vigentes

Assembleias com toda a segurança

Com tudo isso, os negociadores sindicais entendem que, diante da impossibilidade de avanço, os trabalhadores da BTobace deverão deliberar sobre essa proposta final de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Na ocasião, decidirão também sobre o desconto da taxa negocial no mesmo percentual de reajuste conquistado.

Em virtude da pandemia de Covid-19, o Sindicato realizará assembleias presenciais junto aos trabalhadores seguindo todos os protocolos de segurança: distanciamento, uso de máscaras, esterilização do material a ser utilizado, álcool em gel, além de realização da reunião em local aberto e ventilado.

Veja o calendário das assembleias e participe!

Todos pela vida: com saúde, emprego e renda!

Por Débora Piloni