São Paulo terá feriado em 9 de Julho. Saiba o que abre e o que fecha

Desde 1997, São Paulo recorda em todo 9 de Julho, o movimento de 1932 que tentou destituir o presidente Getúlio Vargas

ALESP

Redação CUT

Escrito por: Redação CUT

Com a pandemia de Covid-19, muitos feriados foram antecipados em cidades que restringiram a circulação de pessoas para frear a transmissão do vírus.  São Paulo é ainda o estado epicentro da pandemia no país, com mais casos e mortes. São mais de 3,7 milhões casos da doença e 129 mil vidas perdidas durante toda a pandemia.

Mas, o feriado estadual de 9 de Julho não foi incluído no calendário de datas comemorativas antecipadas para conter o novo coronavírus e está mantido tanto no estado de São Paulo quanto na capital paulista.

feriado estadual, data que se relembra a revolta da elite paulista contra o então presidente Getúlio Vargas, chamada de Revolução Constitucionalista de 1932, deve mexer com o funcionamento dos principais órgãos públicos, além de postos de saúde e bancos.

São Paulo continua na fase de flexibilização do Plano SP, que autoriza lojas, shoppings, academias, salões de beleza e restaurantes a operar até as 21h. A capacidade máxima de funcionamento do comércio é de até 40%.

O que abre e o que fecha

vacinação contra a Covid-19 na sexta (9) e no sábado (10) será apenas para repescagem do grupo de 40 e 41 anos, exclusivamente nas 82 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) Integradas.

Poupatempo: no estado também estarão fechados a sexta (9), segundo o governo paulista. O atendimento presencial ao público retorna no sábado (10), mediante agendamento prévio.

Para agendar data e horário para ser atendido é somente pelo site  ou baixar o aplicativo.

Bancos: de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento nas agências bancárias na data e as áreas de autoatendimento estarão disponíveis para os clientes.

Contas de consumo, como água, energia e telefone, e carnês com vencimento em 9 de julho poderão ser pagos no próximo dia útil, segunda-feira (12), sem acréscimo de juros.

Transporte público: metrô, trens e ônibus municipais e intermunicipais da EMTU também vão operar em esquema de feriado, com maior tempo de espera nas plataformas e nos pontos, como de costume.

Veja os feriados que foram antecipados na capital de SP

  • Corpus Christi (3 de junho de 2021)
  • Consciência Negra (20 de novembro de 2021)
  • Aniversário da cidade (25 de janeiro de 2022)
  • Corpus Christi (16 de junho de 2022)
  • Consciência Negra (20 de novembro de 2022)

9 de Julho, revolta da elite paulista

Desde 1997, São Paulo recorda em todo 9 de julho, o movimento de 1932. Historiadores apontam para um número de 3 mil mortos, o que torna o episódio no mais sangrento conflito em território brasileiro no século 20.

Também chamado de “guerra civil” e “revolução”, o movimento armado paulista pretendia destituir Getúlio Vargas da presidência do país.

A elite paulista, liderada pelos setores cafeicultor e industrial, organizou o levante para garantir a retomada dos privilégios. Outra demanda era a abertura de uma Assembleia Constituinte, o que explica o nome do movimento.

______________________________________________________________________________________________________________________________________

9 de julhoFeriadoSão Pauloabrefecha