CS 2021: duas rodadas e ainda sem acordo na JBS

Primeira reunião aconteceu no dia 12 e a segunda no dia 15 de julho. Empresa não atende pauta dos trabalhadores e nova rodada é marcada para o dia 22

Bira Dantas

Débora Piloni, com informações da Secretaria Geral

Dirigentes do Sinergia CUT e representantes da JBS  se reuniram por duas vezes nesta semana para duas rodadas de negociações da Campanha Salarial 2021. Apesar da agilidade em realizar as primeiras reuniões, não foi possível chegar a um consenso sobre a proposta de Acordo Coletivo dos trabalhadores e uma nova rodada já está agendada para a próxima quinta-feira, dia 22 de julho.

Na primeira reunião, ocorrida no dia 12 passado, o Sindicato reafirmou a pauta entregue pela categoria, lembrando que o reajuste para salários e beneficios solicitado foi pelo maior índice da data-base maio, ou melhor: que seja considerado entre os índices aquele que for mais vantajoso aos trabalhadores. Para os beneficios de alimentação, a pauta de reivindicações pede um reajuste diferenciado, considerando o índice de Alimentação Geral.

Em sua proposta nessa primeira reunião, por sua vez, a empresa apresentou reajuste de salários e benefícios pelo INPC de 7,59%.Propôs também pagar os meses de maio a julho como abono e a conceder o reajuste a partir de agosto próximo.

Como a proposta não foi aceita, nova rodada aconteceu nesta quinta (15), quando, novamente, os dirigentes sindicais reiteraram que não abrirão mão da data-base em 1º de maio, que seja utilizado como reajuste de salários e beneficios o melhor indice e que os trabalhadores almejam o ACT por dois anos.

Os representantes da JBS reafirmaram na reunião a proposta feita na primeira rodada (INPC 7,59% incorporado em agosto + abonos em maio, junho e julho), porém, se comprometeram a levar para a direção da empresa a proposta de que abono seja incorporado nos reflexos salariais. Propuseam ainda o Acordo por um ano.

Sem consenso, a reunião foi encerrada e a terceira rodada marcada para o dia 22 de julho. Fique ligado!

 Todos pela Vida: com saude, emprego e renda

___________________________________________________________________________________________________________________________________________

Por Débora Piloni, com informações da Secretaria Geral