Furnas/Eletronorte – Plano de Saúde: Votação on-line acontece nos dias 21 e 22, por Zoom

Convocações são feitas pelo Sinergia Campinas e pelo Sinergia Araraquara. Confira aqui a pauta, os editais de convocação e o link para ter acesso à reunião de cada Sindicato, que ocorrerá em dia e horário diferenciado. Participe!

Arte: Bira Dantas / Montagem: Débora Piloni

Débora Piloni, com informações da Secretaria Geral

O Sinergia Campinas e o Sinergia Araraquara convocam todos trabalhadores de suas bases de Furnas e da Eletronorte, sindicalizados ou não, para as assembleias extraordinárias virtuais que irão deliberar sobre a proposta de migração das condições de cobrança do benefício de assistência à saúde por beneficiário atualmente praticadas nas empresas para as novas condições previstas no ACT Nacional 2020/2021, cláusula 40ª, conforme Editais publicados abaixo.

Os dois sindicatos farão assembleia em dia em horário diferenciados. Para os trabalhadores da Eletronorte, o Sinergia Araraquara realizará a assembleia virtual na quarta-feira (21), às 15h em primeira convocação e às 15h30 em segunda convocação, pela plataforma Zoom, com acesso pelo link: https://us06web.zoom.us/j/83632105282 .

Já para o pessoal de Furnas, o Sinergia Campinas realiza a assembleia na quinta-feira (22), às 17h30 e às 18h, primeira e segunda convocações, respectivamente, também pela plataforma Zoom, com acesso pelo link: https://us02web.zoom.us/j/81685677164 .

Vale ressaltar que as decisões tomadas virtualmente têm a mesma validade das feitas em assembleias presenciais. Então, no dia e horário da sua assembleia, acesse o link da reunião e participe!!!

Proposta

Com o objetivo de reduzir as despesas com as mensalidades, em reunião da Comissão Permanente de Saúde, foi definido o modelo alternativo dos planos de saúde das empresas da Eletrobras.

Os pontos já delineados pelo ACT do novo plano de saúde, com início em outubro são:

  • Coparticipação de 20% em todos procedimentos;
  • Limite de coparticipação de R$ 150,00 em atendimentos ambulatoriais;
  • Tabela de coparticipação em internações com limite em R$ 5000,00;
  • O valor da mensalidade considera a idade dos participantes e o salário fixo do titular;
  • Limite de 8% da folha de pagamento com custeio de saúde;
  • Paridade no custeio (50/50 a partir de janeiro/22).

O modelo alternativo criado muda a metodologia de cobrança de pré-pagamento para pós pagamento conseguindo, assim, uma diminuição na mensalidade de 21,96% em Furnas e de 17,68% na Eletronorte.

Também foi apresentada uma estimativa de impacto na folha de pagamento de 4,4% em Furnas e de 3,9% na Eletronorte.

A SEST exigiu que houvesse alguma maneira de garantia à paridade do custeio no exercício anual, para que a proposta possa ser avaliada. Caso a proposta seja aprovada pelos trabalhadores, pela empresa e pela SEST, será criada uma cláusula garantidora no ACT. Com esta cláusula, caso o percentual de 8% da folha seja ultrapassado ou o valor pago pela empresa fique maior do que o valor dos trabalhadores, será realizada uma cobrança extraordinária dos trabalhadores, dividido nos pagamentos de abril a dezembro.

Caso os trabalhadores paguem um valor maior, o reajuste da mensalidade da empresa será maior para no próximo exercício. A cobrança extraordinária dos trabalhadores será proporcional ao valor da mensalidade.

Participe da sua assembleia!

É só clicar no link abaixo no dia e horário marcados!

Assembleia de FURNAS – Base Campinas (todas as localidades)

Dia 22/07 às 18h00

https://us02web.zoom.us/j/81685677164

Assembleia ELETRONORTE

Dia 21/07 às 15h00

https://us06web.zoom.us/j/83632105282

Por Débora Piloni, com informações da Secretaria Geral

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

Leia os editais de Convocação

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA A SER  REALIZADA POR TELECONFERÊNCIA  COM OS TRABALHADORES PELA PLATAFORMA ZOOM MEETINGS

FURNAS CENTRAIS ELETRICAS S/A

Pelo presente edital, a Diretoria Colegiada do SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE ENERGIA ELÉTRICA DE CAMPINAS representada pelo seu Presidente Claudinei Donizeti Ceccato, considerando os Decreto Estadual 65.437/2020 que estendeu a medida de quarentena de que trata o Decreto Estadual 64.881, de 22 de março de 2020 e o Decreto Estadual 64.994 de 28 de maio de 2020, e mais recentemente o Decreto Estadual 65.563 de 11.03.2021   que instituem  entre outros, o dever de não causar aglomerações em função da pandemia de Covid19; considerando o disposto no inciso II do Artigo 17 da Lei 14.020/2020,  CONVOCA todos os trabalhadores da empresa citada acima lotados em todos os municípios que integram a sua base territorial, associados ou não a participar das ASSEMBLEIAS GERAIS EXTRAORDINÁRIAS a serem realizadas pela plataforma zoom meetings, a saber:,   no dia 22/07/2021 às 17h30 min em primeira convocação  18h00 em segunda convocação  para trabalhadores do Centro de Operações São Paulo (Campinas) , da Usina Luiz Carlos Barreto (Estreito) e da Subestação Itaberá, e Araraquara, no endereço https://us02web.zoom.us/j/81685677164 , para deliberar sobre a seguinte Ordem do Dia:  a) Informes; b) Deliberação à migração das condições de cobrança do benefício de assistência à saúde por beneficiário atualmente praticadas nas empresas para as novas condições previstas no ACT Nacional 2020/2021, cláusula 40ª, c) Autorização aos sindicatos para ajuizamento de ações judiciais visando o pagamento da parte devida aos/às trabalhadores/as em decorrência do pagamento dos dividendos retidos da PLR 2018, d) Discussão e Deliberação sobre a Taxa de Fortalecimento Sindical/contribuição extraordinária para custear o ajuizamento das ações judiciais contra a privatização da Eletrobras e suas empresas; e) Autorização à Diretoria do Sindicato a comunicar à Eletrobras e suas empresas que procedam no desconto da/s parcela/s do/s honorário/s advocatício/s no salário do/a trabalhador/a em conformidade com a cláusula 25ª do ACT NACIONAL ou previsão contida nos acordos específicos de cada empresa, caso haja; f) Assuntos Com o objetivo de abranger a maioria dos trabalhadores; E para que o presente edital chegue ao conhecimento de todos os trabalhadores interessados, determino a sua publicação em veículo oficial de comunicação do Sindicato no site sinergiaspcut.com.br. Campinas, 20 de julho de 2021. Claudinei Donizeti Ceccato – Presidente

______________________________________________________________________________________________________________________________________

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA A SER REALIZADA POR TELECONFERÊNCIA  COM OS TRABALHADORES PELA PLATAFORMA ZOOM MEETINGS  

ELETRONORTE – CENTRAIS ELÉTRICAS DO NORTE DO BRASIL S/A

Pelo presente edital, a Diretoria Colegiada do SINDICATO DOS TRABALHADORES NOS SERVIÇOS DE FIAÇÃO TRAÇÃO LUZ E FORÇA DE ARARAQUARA representada pelo seu Presidente Mario Sérgio Zunareli, considerando os Decreto Estadual 65.437/2020 que estendeu a medida de quarentena de que trata o Decreto Estadual 64.881, de 22 de março de 2020 e o Decreto Estadual 64.994 de 28 de maio de 2020, e mais recentemente o Decreto Estadual 65.563 de 11.03.2021   que instituem  entre outros, o dever de não causar aglomerações em função da pandemia de Covid19; considerando o disposto no inciso II do Artigo 17 da Lei 14.020/2020,  CONVOCA todos os trabalhadores da empresa citada acima lotados em todos os municípios que integram a sua base territorial, associados ou não a participar das ASSEMBLEIAS GERAIS EXTRAORDINÁRIAS a serem realizadas pela plataforma zoom meetings, a saber:  no dia 21/07/21, às 15h00 em primeira convocação e as 15h30 em segunda convocação – Subestação Eletronorte Araraquara no endereço https://us06web.zoom.us/j/83632105282, para deliberar sobre a seguinte Ordem do Dia:  a) Informes; b) Deliberação à migração das condições de cobrança do benefício de assistência à saúde por beneficiário atualmente praticadas nas empresas para as novas condições previstas no ACT Nacional 2020/2021, cláusula 40ª, c) Autorização aos sindicatos para ajuizamento de ações judiciais visando o pagamento da parte devida aos/às trabalhadores/as em decorrência do pagamento dos dividendos retidos da PLR 2018; d) Discussão e Deliberação sobre a Taxa de Fortalecimento Sindical/contribuição extraordinária para custear o ajuizamento das ações judiciais contra a privatização da Eletrobras e suas empresas; e) Autorização à Diretoria do Sindicato a comunicar à Eletrobras e suas empresas que procedam no desconto da/s parcela/s do/s honorário/s advocatício/s no salário do/a trabalhador/a em conformidade com a cláusula 25ª do ACT NACIONAL ou previsão contida nos acordos específicos de cada empresa, caso haja; f) Assuntos Com o objetivo de abranger a maioria dos trabalhadores; E para que o presente edital chegue ao conhecimento de todos os trabalhadores interessados, determino a sua publicação em veículo oficial de comunicação do Sindicato no site sinergiaspcut.com.br. Araraquara, 20 de julho  de 2021. Mario Sérgio Zunareli – Presidente