Frente fria

Maior frio do ano derruba temperaturas até no Norte e no Nordeste essa semana

Em Santa Catarina temperatura deve para cair para até -10ºC - nas áreas altas deve ter geada, chuva congelante e até queda de neve. No Sul da Bahia, os termômetros deverão despencar para entre 4ºC e 6ºC

Rovena Rosa/Agência Brasil

Redação CUT

A nova onda de frio que se aproxima do Brasil e vai derrubar muito as temperaturas entre esta quarta (28) e quinta-feira (29) nas regiões Sul e Sudeste, vai atingir até regiões do Norte e do Nordeste, onde costuma fazer calor no inverno.  

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet), nas partes mais altas de Santa Catarina a temperatura deve para cair para até -10ºC – nas áreas acima dos 800 m do estado deve ter geada, chuva congelante e até queda pontual de neve. A sensação térmica pode chegar perto de -20ºC.

Já a previsão para o Nordeste é de que os termômetros deverão despencar entre 4ºC e 6ºC no Sul da Bahia e em áreas de maior altitude do interior da região.

Segundo os meteorologistas, a grande massa de ar fria que se desloca pelos Andes, com passagem por Argentina e Uruguai, deve chegar em território brasileiro, a partir da região Sul, já nesta terça-feira (27).

Ainda segundo as previsões oficiais, diferente das outras frentes frias, essa massa de ar fria permancerá no país por dias consecutivos com temperaturas mínimas negativas em diferentes áreas de Santa Catarina. As máximas previstas não vão ajudar, uma vez que os termômetros não passarão dos 10ºC ao longo dos próximos dias.

No Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis, a previsão é de até -4ºC de temperatura mínima.

Nas regiõpes serranas do Rio Grande do Sul, as  temperaturas negativas poderão ficar entre -6ºC e -8ºC.

No Paraná, a capital Curitiba pode registrar -2ºC na quinta-feira (29). 

No Sudeste, as menores temperaturas mínimas negativas serão registradas na Serra da Mantiqueira, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais – a previsão é de termômetros entre -2ºC e -3ºC, com máximas abaixo de 15ºC.

Em São Paulo, o pico do frio atingirá a capital paulista  entre a próxima quinta-feira (mínima de 6º na madrugada e máxima de 13º durante o dia ) e sexta-feira (mínima de 4º na madrugada e máxima de 15º durante o dia), de  acordo com o Climatempo. Bairros como Marsilac e Capela do Socorro, no extremo sul da cidade, podem registrar temperaturas negativas.

No Rio de Janeiro, os termômetros podem chegar a 7ºC e bater a menor temperatura registrada na capital em 2021: de 8ºC.

No Centro-Oeste, o estado do Mato Grosso do Sul também aguarda temperaturas negativas com mínimas entre -1ºC e -3ºC em áreas de vales acentuados a partir da quinta-feira. 

Em Cuiabá e Várzea Grande, no Mato Grosso, a temperatura cairá mais a partir desta quarta (28), com mínimas de 12ºC e máxima de 24ºC nas duas cidades, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).. Na quinta e na sexta, os termômetros podem marcar mínima de 8 graus e máxima de 23 graus na Capital e na Cidade Industrial.

Já em Chapada dos Guimarães, onde o clima já é mais ameno, a temperatura pode chegar a mínima de 4ºC.

 As temperaturas também deverão cair no Acre, Amazonas, Goiás, Espírito Santo e Rondônia.

Escrito por: Redação CUT