CS 2021: Sinergia CUT e AES Brasil discutem pendências do ACT

Dirigentes sindicais e RH da empresa trataram de vários assuntos importantes. Sindicato também faz um alerta: nesta quinta (19), termina o prazo para inscrição de interessados em Bolsas de Estudo

Lílian Parise, com informações da Secretaria Geral

Dirigentes sindicais e RH da empresa trataram de vários assuntos importantes. Sindicato também faz um alerta: nesta quinta (19), termina o prazo para inscrição de interessados em Bolsas de Estudo

Dirigentes do Sinergia CUT participaram de reunião, na última segunda-feira (16), com o diretor de Recursos Humanos da AES Brasil para discutir pendências importantes do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) deste ano para trabalhadores e trabalhadoras da empresa.

Acompanhe a pauta e os encaminhamentos tirados na mesa de negociação:

  • Reconhecimento de Tempo de Serviço na Vivest: o Sindicato cobrou uma proposta da empresa que informou que apresentará uma proposta final até o início de setembro próximo. Assim que a empresa formalizar a proposta serão realizadas assembleias com as trabalhadoras e os trabalhadores elegíveis. Vale lembrar que elegíveis são os nomes informados pelo Sindicato à empresa, a partir de manifestação e envio de documentação, para requerer o reconhecimento de tempo de serviço.
  • Valor de Refeição Diário: o Sindicato solicitou à empresa reajuste no valor de R$ 50, já que atualmente essa verba é insuficiente diante do aumento do custo de alimentação e refeição. A AES concordou com o argumento da bancada sindical e informou que realizará estudo de valores para apresentar os resultados futuramente.
  • Acordo Específico de Operação de Usinas/Sobreaviso: o Sinergia CUT solicitou, em várias oportunidades, que a AES Brasil justificasse os motivos para o acionamento de sobreaviso para o atendimento das usinas tele assistidas. Antes mesmo do início da Campanha Salarial 2021, a empresa se comprometeu a formular e a apresentar um relatório ao Sindicato em reunião a ser agendada com técnicos responsáveis por esta área. Agora, a empresa informou que o relatório está pronto e que a reunião para debater o assunto deve acontecer em setembro próximo.
  • Atividades de Mantenedores (alteradas e ampliadas): o Sindicato reforçou  a reivindicação de diálogo com a empresa sobre as atividades realizadas pelos mantenedores, pois entende que estariam em desconformidade ao estabelecido em sua descrição de função constante no ACT e também no acordo realizado junto ao MPT (Ministério Público do Trabalho). Para fundamentar a reivindicação, o Sindicato enviou à empresa uma lista contendo atividades que considera estar em desacordo com as funções dos mantenedores. Durante a reunião de pendências, a empresa informou que avaliará a reivindicação do Sindicato e que será agendada reunião específica para tratar do assunto.
  • Saúde Vivest: o Sindicato solicitou novamente a realização de uma reunião conjunta com a empresa e a Vivest para tratar dos problemas referentes ao Plano de Saúde. Na reunião de pendências, a empresa informou que essa reunião deverá ocorrer também em setembro próximo.
  • Acordo Coletivo de Trabalho: A assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho, contratado nos meses de outubro e novembro de 2020, deve ocorrer nos próximos dias e será divulgada para trabalhadoras e trabalhadores.

Fique ligado!

O Sinergia CUT alerta a categoria para outra informação importante: nesta quinta-feira (19), o prazo para a inscrição às bolsas de estudos será encerrado. Quem estiver interessado na concessão, e ainda não se inscreveu, tem mais dia para concorrer.

Todos pela vida: com saúde, emprego e renda!

Por Lílian Parise, com informações da Secretaria Geral