Plano de Previdência Santa Cruz

E a CPFL mentiu de novo!

Empresa não cumpre promessa e informa ao Sindicato que os trabalhadores da CPFL Santa Cruz não terão Plano de Previdência. Absurdo!

Bira Dantas

Débora Piloni

Empresa não cumpre promessa e informa ao Sindicato que os trabalhadores da CPFL Santa Cruz não terão Plano de Previdência. Absurdo!

Não é de hoje que o Sinergia CUT vem lutando em defesa dos trabalhadores da Santa Cruz na busca por uma equiparação com os benefícios trabalhistas das demais empresas do Grupo CPFL, sobretudo para aqueles que atuam no mesmo segmento (distribuição de energia).

Porém, o fato é que, mesmo depois de muitos anos de luta, após a aquisição pela CPFL Energia das empresas Santa Cruz e Jaguariúna, com posterior fusão de ambas, os trabalhadores da CPFL Santa Cruz ainda são discriminados e parecem ser tratados pela direção da CPFL Energia como trabalhadores de segunda categoria.

Um dos benefícios que exemplifica muito bem essa discriminação é o Plano Previdenciário, benefício que é comum nas demais empresas do Grupo, porém, muito distante da realidade dos trabalhadores da Santa Cruz.

Negociação com Sindicato de um novo Plano para a CPFL PPBG

Em 2019, a direção da CPFL procurou o Sinergia CUT para discutir a criação de um Novo Plano de Previdência na modalidade CD (Contribuição Definida), que seria administrado pela Fundação Cesp (atual Vivest) cuja adesão seria para os novos trabalhadores da CPFL PPBG.

Após meses de debates foi possível chegar a um consenso quanto ao desenho do Novo Plano e ficou acordado com a direção da empresa que, depois da aprovação e implantação desse Novo Plano CD na CPFL PPBG o mesmo seria estendido para os trabalhadores da CPFL Santa Cruz.

Detalhe importante: esse Novo Plano CD, ao contrário de muitos modelos de planos previdenciários, não representa nehnhum risco para a empresa, pois o seu padrão é de formação de reservas para futuro modelo de aposentadoria na modalidade de renda financeira.

O Plano foi aprovado pelo Comitê Gestor e deliberado pela Fundação. Com a aprovação do novo plano pela PREVIC (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) através da portaria PREVIC Número 80, de 31 de janeiro de 2020, a implementação do novo Plano CD da CPFL aconteceu já a partir de março de 2020 em toda a PPBG.

Foi formada, então, uma comissão com o Sindicato para discutir a implantação desse novo plano na Santa Cruz. Inicialmente, o RH queria implantar um plano inferior, o que foi descartado pela direção sindical.

Enrolação e posterior negativa da empresa

Após um longo debate com o RH da CPFL, a informação que foi passada ao Sinergia CUT foi que a direção da CPFL desistiu de implementar o plano de previdência para os trabalhadores da Santa Cruz, configurando, mais uma vez, o descaso que a direção da empresa tem para com os trabalhadores da Santa Cruz e, pior ainda, reforçando a ideia de que a CPFL realmente trata esses trabalhadores como “de segunda classe” .

Absurdo! O Sindicato não aceita essa intransigência e muito menos essa posição indigna da CPFL e dará o seu recado na Campanha Salarial 2021.

Por Débora Piloni

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Leia também:

CS 2021: Assembleias presenciais e virtuais para deliberação da pré-pauta única da CPFL Santa Cruz ocorrem nos dias 20, 24, 25 e 26 de agosto