CS 2021

Assembleias presenciais da pré-pauta única da Energisa Soluções (Esol) ocorrem nos próximos dias 14 e 15

Em votação, a pré-pauta única que será encaminhada para negociação com a bancada patronal. Os trabalhadores da Energisa Soluções, Construções e Serviços em Linhas e Redes S.A., com data-base em outubro, votarão presencialmente, com todos os protocolos de segurança. Confira o Edital de Convocação e participe!

Bira Dantas

Nice Bulhões, com informações da Secretaria Geral

A Campanha Salarial (CS) 2021 para Energisa Soluções, Construções e Serviços em Linhas e Redes S.A. (Esol), empresa com data-base em outubro, já começou (confira abaixo o Edital de Convocação do Sinergia Campinas). É preciso que o trabalhador da ativa, independentemente de ser sindicalizado, delibere sobre a pré-pauta em assembleias presenciais, que serem realizadas nos dias 14 e 15 de setembro de 2021.

O Sinergia Campinas convoca os trabalhadores de Bragança Paulista a participar da assembleia deliberativa do dia 14 de setembro. Já os trabalhadores de Cambuí estão sendo convocados a deliberar sobre a pauta única no dia próximo dia 15. As duas assembleias presenciais serão realizadas no mesmo horário: às 7h em primeira convocação e às 7h30 em segunda.

O Sindicato adotará todos os protocolos de segurança necessários devido à pandemia de Covid-19, como uso obrigatório de máscaras e álcool em gel, higienização de canetas, dentre outros. A opção pelo presencial se deve a “uma série de problemas que vêm ocorrendo”. Como o número de trabalhadoras e trabalhadores no trabalho presencial é grande, os dirigentes decidiram ir “in loco” para poder sanar todas as dúvidas sobre a Pauta de Reivindicações de 2021 e passar informes.

Ordem do Dia e Pauta única

O trabalhador votará uma pré-pauta única. Novamente, como a do ano passado, a CS 2021 será considerada Pauta de Reivindicações aprovada e autorizados e/ou aprovados demais itens da “Ordem do Dia” quando a votação não obtiver rejeição da maioria de trabalhadores da empresa associados ou não ao Sindicato.

A “Ordem do Dia” é composta pelos seguintes assuntos: a) Deliberação e aprovação da Pauta de Reivindicações a ser encaminhada à empresa; b) Autorização para a Diretoria do Sindicato firmar Acordo Coletivo de Trabalho com a empresa empregadora; c) Autorização para a Diretoria do Sindicato requerer protesto judicial, bem como para instaurar processo de dissídio coletivo perante a Justiça do Trabalho; d) Aprovação e/ou Ratificação da Taxa Negocial; e e) Aprovação de que a divulgação de futuras convocações e/ou consultas  sobre a Campanha Salarial 2021 sejam feitas oficialmente através do  site sinergiaspcut.com.br, dispensando a convocação em jornal de grande circulação.

Já a pré-pauta também está mais enxuta, já que a maioria das votações ainda está ocorrendo de forma virtual por conta da Covid-19. Mesmo a passos lentos, graças à política genocida do desgoverno federal, os trabalhadores das empresas estão sendo vacinados, o que permite em alguns casos específicos, ainda sob rígido cumprimento dos protocolos, realizar algumas assembleias presenciais, como esta da Esol. Confira abaixo as prioridades de reivindicações:

Aplicação do reajuste sobre as cláusulas econômicas com a reposição da inflação do período (salários e benefícios);

Garantia da Política de Remuneração por Resultados, bem como a sua correção;

Garantia de data-base e prorrogação do Acordo por mais um ano;

Garantia de negociação coletiva;

Garantia do emprego (suspensão de todas as demissões, exceto justa causa, enquanto durar a pandemia);

Manutenção das cláusulas do Acordo anterior;

Inserção do instrumento coletivo de trabalho no Sistema Mediador pelo Sindicato, encaminhando o número da solicitação correspondente (MR) à empresa;

Garantia aos trabalhadores em regime de “home office” aos mesmos salários e benefícios daqueles que permanecem em regime presencial, além dos direitos e garantias previstos neste Acordo Coletivo;

Garantia de que todas as rescisões contratuais dos trabalhadores, independentemente do tempo de serviço na empresa, sejam homologadas pelo Sindicato.

Todos pela vida: com saúde, emprego e renda!

Por Nice Bulhões, com informações da Secretaria Geral

______________________________________________________________________________________________________________

Confira abaixo o edital que convoca trabalhadores das empresas Energisa, RGE e Cia Tatuí.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

CAMPANHA SALARIAL.

EMPRESA DATA-BASE OUTUBRO: ENERGISA SOLUÇÕES, CONSTRUÇÕES E SERVIÇOS EM LINHAS E REDES S.A.

EMPRESA DATA-BASE NOVEMBRO: RGE – RIO GRANDE ENERGIA S/A

EMPRESA DATA-BASE DEZEMBRO: CIA ENERGÉTICA TATUÍ LTDA

Pelo presente edital, a Diretoria Colegiada do SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE ENERGIA ELÉTRICA DE CAMPINAS representada pelo seu Presidente Claudinei Donizeti Ceccato, considerando os Decreto Estadual 65.437/2020 que estendeu a medida de quarentena de que trata o Decreto Estadual 64.881, de 22 de março de 2020 e o Decreto Estadual 64.994 de 28 de maio de 2020, e mais recentemente os Decretos Estaduais Nº 65.563 de 11.03.2021; Nº 65.596 de 23.03.2021 e   Nº 65.613 de 08.04.2021 que instituem  entre outros, o dever de não causar aglomerações em função da pandemia de Covid19; considerando o disposto no inciso II do Artigo 17 da Lei 14.020/2020, CONVOCA todos os trabalhadores das empresas: RGE – RIO GRANDE ENERGIA S/A e CIA ENERGÉTICA TATUÍ LTDA lotados em todos os municípios que integram a sua base territorial, associados ou não, para que façam acesso ao site sinergiaspcut.com.br a partir do dia 20/09/2021 às 09:00 hs para tomarem ciência da “Pauta de Reivindicações” das Empresas supracitadas e mediante endereço eletrônico indicado junto às mesmas, manifestem-se, se assim desejarem, no prazo de  20 a 24/09/21 sobre a seguinte Ordem do Dia: a) Aprovação ou rejeição como um todo, da Pauta de Reivindicações a ser encaminhada à empresa; b) Autorização para a Diretoria do Sindicato firmar Acordo Coletivo de Trabalho com a empresa empregadora; c) Autorização para a Diretoria do Sindicato requerer protesto judicial, bem como para instaurar processo de dissídio coletivo perante a Justiça do Trabalho; d) Aprovação e/ou Ratificação da Taxa Negocial; e e) Aprovação de que a divulgação de futuras convocações e/ou consultas  sobre a Campanha Salarial 2021 sejam feitas oficialmente através do  site sinergiaspcut.com.br, dispensando a convocação em jornal de grande circulação.  Em função da situação de pandemia pelo COVID19, excepcionalmente nesta Campanha Salarial será considerada aprovada a Pauta de Reivindicações e autorizados e/ou aprovados demais itens da “Ordem do Dia” que não obtiverem rejeição de no mínimo cinquenta por cento mais um do número de trabalhadores da empresa associados ou não ao Sindicato.

Convoca ainda, todos os trabalhadores da empresa ENERGISA SOLUÇÕES, CONSTRUÇÕES E SERVIÇOS EM LINHAS E REDES S.A. lotados em todos os municípios que integram a sua base territorial, associados ou não, para comparecerem à  Assembleia Geral Extraordinária  a se realizar  no dia 14/09/2021, às 07h00 em primeira convocação e 07h30 em segunda convocação, na Av. Juscelino K. de Oliveira, 1600-1706 – Jardim Morumbi, Bragança Paulista para deliberarem sobre a seguinte ORDEM DO DIA:  a) Deliberação e aprovação da Pauta de Reivindicações a ser encaminhada à empresa; b) Autorização para a Diretoria do Sindicato firmar Acordo Coletivo de Trabalho com a empresa empregadora; c) Autorização para a Diretoria do Sindicato requerer protesto judicial, bem como para instaurar processo de dissídio coletivo perante a Justiça do Trabalho; d) Aprovação e/ou Ratificação da Taxa Negocial; e e) Aprovação de que a divulgação de futuras convocações e/ou consultas  sobre a Campanha Salarial 2021 sejam feitas oficialmente através do site sinergiaspcut.com.br, dispensando a convocação em jornal de grande circulação. E para que o presente edital chegue ao conhecimento de todos os trabalhadores interessados, determino a sua publicação em jornal de grande circulação em todo o Estado de São Paulo.

Campinas, 08 de setembro de 2021.

Claudinei Donizeti Ceccato

Presidente