É crime!

CUT-SP repudia ataque racista e manifesta apoio à vereadora de Campinas

Paolla Miguel (PT) foi xingada por manifestantes de extrema-direita que estavam na galeria da Câmara Municipal

Reprodução/Arquivo pessoal/Facebook

CUT São Paulo

No mês da Consciência Negra, em que são realizadas diversas atividades, atos e ações voltados à promoção da igualdade racial e de combate ao racismo, nos deparamos com mais um fato absurdo, ocorrido dentro da Câmara Municipal de Campinas. 

Nesta segunda-feira (8), a vereadora Paolla Miguel (PT), jovem, mulher, negra, foi vítima de ataque racista enquanto discursava na Tribuna da Casa de Leis, durante uma sessão legislativa. O ataque com xingamentos como “preta lixo”, entre outros que caracterizam o crime de racismo, partiram de manifestantes de extrema-direita contrários às vacinas de prevenção à covid-19. 

O avanço de ataques racistas por parte de grupos extremistas, em especial a partir do atual desgoverno, demonstra que se faz urgente unificar as lutas dos movimentos negros, partidos, sindicatos e toda sociedade, em defesa da promoção de ações afirmativas em todo o Brasil. 

Diante deste cenário, a direção da CUT São Paulo repudia veementemente a ação criminosa desse grupo e espera que as autoridades competentes identifique o(s) responsável(is) e adote os procedimentos previstos na legislação vigente para punição dos mesmos, pois RACISMO É CRIME! 

Manifestamos, ainda, todo nosso apoio e solidariedade à jovem vereadora Paolla Miguel, reforçando nosso compromisso intransigente na luta contra o racismo e toda e qualquer forma de discriminação ou opressão. 

Racistas, não passarão! 

São Paulo, 9 de novembro de 2021.  

Direção da CUT São Paulo

Escrito por: CUT São Paulo