Racismo no Brasil

79% afirmam que existe racismo no Brasil, mas só 39% admitem ser racistas

Os dados são de pesquisa PoderData e mostram que a Região Norte, com 79%, é a que concentra a maior parcela de brasileiros que admitem ter preconceito

Tomaz Silva/Agência Brasil

Redação CUT

Para 79% dos brasileiros existe racismo no Brasil, mas 53% negaram ter preconceito contra pessoas negras e só 39% admitiram ser racistas.

Os dados são de pesquisa PoderData, divulgada nesta sexta-feira (19), que mostra ainda que, no recorte por gênero, o percentual dos que disseram haver preconceito contra negros no Brasil foi mais alto entre mulheres (83%) do que entre homens (64%).

No recorte por região, é no Norte, segundo a pesquisa, que se concentra a maior parcela de pessoas que admitem ter preconceito (72%), seguida pelo Nordeste (50%), Sul (32%) e Sudeste (31%). O Centro-Oeste tem o menor percentual de pessoas que confessam ser racistas (25%).

Existe preconceito contra negros no Brasil afirmaram também  71% dos brasileiros que avaliam o presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL) como “ótimo” ou “bom”. Mas só 55% admitiram ter preconceito contra negros. Outros 16% acham que não tem preconceito no país.

Já entre os que avaliam Bolsonaro como “ruim” ou “péssimo”, 89% veem racismo no Brasil, mas apenas 56% admitiram ter preconceito. Outros 9% deste grupo não enxergam preconceito no país.

Metodologia da pesquisa

Foram entrevistadas 2.500 entrevistas em 412 municípios nos 27 estados brasileiros, entree os dias 8 e 10 de novembro.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Escrito por: Redação CUT

Leia Mais

Certeza da impunidade: PM aborda influencer negro por “entrar e sair rápido de loja”

PM mineira agride brutalmente biomédica negra que filmava agressão a seu cunhado

UFPE exonera bióloga negra após TRF-5 dar ganho de causa a candidata branca