ANEEL convoca Neoenergia Brasília e cobra ações imediatas para melhorar o serviço

A convocação ocorreu após o registro de diversas interrupções de energia no DF no último final de semana - além de um aumento de 96% das reclamações registradas contra a distribuidora entre março e novembro deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado

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Aneel | Assessoria de Imprensa

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) se reuniu na manhã desta quarta-feira (1º/12) com dirigentes da Neoenergia Brasília para exigir ações imediatas para melhorar o fornecimento de energia elétrica no Distrito Federal (DF). A convocação ocorreu após o registro de diversas interrupções de energia no DF no último final de semana – além de um aumento de 96% das reclamações registradas contra a distribuidora entre março e novembro deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. 

O diretor-geral da ANEEL, André Pepitone, cobrou esclarecimentos sobre qualidade na prestação do serviço de distribuição no Distrito Federal. “Temos constatado piora no atendimento aos consumidores do Distrito Federal pelos canais de atendimento e um aumento do tempo para restabelecer as interrupções quando há ocorrências de falta de energia. É urgente que a Neoenergia apresente ações emergenciais para melhorar a qualidade do serviço em Brasília”, afirmou André. 

Na reunião com os dirigentes da distribuidora, a fiscalização da ANEEL apresentou à Neoenergia o diagnóstico sobre a situação do fornecimento que apontou piora nos indicadores coletivos de continuidade DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora). 

Neoenergia firmou o compromisso de apresentar, em 24 horas, um plano de ações emergenciais para os próximos meses. Entre as ações recomendadas pela ANEEL está a ampliação da capacidade de atendimento e a maior agilidade no tempo de resposta ao consumidor. 

Além do diretor-geral da ANEEL, também participaram da reunião o CEO da Neoenergia, Mário Ruiz, a diretora-presidente adjunta, Solange Maria Pinto Ribeiro, o presidente da Neoenergia Distribuição de Brasília, Frederico Candian, e outros dirigentes da distribuidora. 

Providências para melhorar a qualidade no DF
Além das ações emergenciais discutidas hoje, a ANEEL está elaborando um Plano de Resultados com a Neonergia Brasília com ações e obras que a concessionária deverá implementar para a melhoria da qualidade do fornecimento de energia na sua área de concessão. Constam do rol as seguintes medidas:

•         Ampliação: Prevê a construção de uma linha de distribuição 138 kV, instalação de um transformador 138/69kv em SE e instalação de 186 religadores; 

•         Manutenção: Manutenção e roçagem em linhas de distribuição, manutenção estrutural e termográfica (2.792km), poda (1.872 km) e inspeção, termovisão e manutenção em SE (443); 

•         Renovação: Reforma de 2 SEs, Substituição de equipamento em SE (37) e obras de melhoria em redes de distribuição (137).

Com essas ações, a distribuidora prevê atingir os indicadores regulatórios de qualidade em dezembro de 2022. 

Destaca-se que em outubro deste ano, por meio do Ofício nº 569/2021-SFE/ANEEL, foi solicitado à Neoenergia Brasília um plano de contingência para enfrentamento do período úmido em Brasília, além de apresentar ações que serão realizadas para melhorar o atendimento às ocorrências emergenciais.* 

Visando manter a qualidade na prestação do serviço público de distribuição de energia elétrica, a ANEEL exige que as concessionárias mantenham um padrão de continuidade e, para tal, edita limites para os indicadores coletivos de continuidade, DEC e FEC conforme definido no Módulo 8 dos Procedimentos de Distribuição – PRODIST.

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Autor: ANEEL | Assessoria de Imprensa