Em defesa de Direitos

Sinergia CUT promove assembleias decisivas para garantir planos de previdência para trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas, preservando direitos históricos

Assembleias presenciais e virtuais acontecem entre esta quarta (8) e a próxima segunda (13), para decidir sobre a possibilidade de ações judiciais e um futuro melhor para todas e todos. Participe!

Arte: Nice Bulhões e Débora Piloni

Lílian Parise e Elias Aredes, com informações da Secretaria Geral

Assembleias presenciais e virtuais acontecem entre esta quarta (8) e a próxima segunda (13), para decidir sobre a possibilidade de ações judiciais e um futuro melhor para todas e todos. Participe!

Trabalhadores da ativa, assistidos e pensionistas participantes dos planos de benefícios de Previdência Complementar Fechada, atualmente administrados pela Vivest, têm um compromisso importantíssimo a partir desta quarta (8), e até a próxima segunda (13), para garantir direitos históricos e conquistados com muita luta há mais de 25 anos: participar das assembleias que o Sinergia CUT realiza em toda a base para debater e decidir sobre a luta coletiva e o futuro de todas e todos.

As assembleias acontecem presencialmente, garantindo todos os protocolos sanitários necessários para não causar aglomeração e evitar o contágio do coronavírus e suas novas variantes em tempos de pandemia. Também teremos assembleias virtuais por intermédio de videoconferência pela plataforma zoom. Todos os trabalhadores ativos e assistidos têm direito a voto.

Na pauta de discussão estão a decisão e a aprovação para que os sindicatos, separadamente ou junto com outras entidades, ingressem com ações judiciais necessárias para preservação dos direitos de todos os participantes contra quem de direito.

No caso, o foco será contra as patrocinadoras e ou gestoras dos planos, União, Previc e ou demais órgãos competentes.

Tudo isso será feito desde que “evidenciado o direito lesado e a possibilidade jurídica do pedido, além de outros assuntos correlatos”, preveem os editais de convocação já publicados.

Mudança radical na gestão

Fundada em 1969, quando a CESP criou a Faec (Fundação de Assistência aos Empregados da CESP), a antiga Funcesp, atual Vivest, passa por mudanças profundas em sua gestão. A direção do Sinergia CUT explica que “recentemente, com intuito de apagar o seu passado glorioso e fazer uma aproximação com o mercado de Previdência Privada para atender novos clientes e o mercado Financeiro, a Fundação Cesp mudou seu nome para Vivest”.

As profundas mudanças na gestão também vieram com a nomeação de um novo presidente e de praticamente toda uma nova diretoria Executiva. O único diretor que ficou na entidade foi o de Investimentos. Todos os demais foram substituídos.

Também foram trocados diversos ocupantes de cargos gerenciais e trabalhadores de carreira na Fundação, “que foram substituídos por gente do mercado, na sua grande maioria de consultorias que prestam serviços para a Fundação e patrocinadoras”, pontua a direção do Sindicato.

Já em 2018, também com apoio das patrocinadoras, a FunCesp decidiu trocar e contratar um novo presidente, que assumiu mandato por três anos, mas que acabou renovado em setembro de 2021 para mais três anos, ficando na presidência até 2024.

Nova gestão, muitas mudanças… Para pior!

Depois da posse do novo presidente, muitas mudanças estão sendo impostas aos participantes ativos e assistidos de todas as empresas. Acompanhe as mais impactantes:

  • 2019: Aprovação da migração na atual ENEL, antiga Eletropaulo, o maior Plano da Fundação.
  • 2020: Mudança de nome e de toda a marca visual da FunCesp para Vivest.
  • 2020: Enel Eletropaulo implementa migração, com adesão de 21% do total do patrimônio do Plano.
  • Criação na Fundação de um Plano modelo CD Instituído – Familinvest. Plano voltado para o mercado, modelo próximo de um PGBL de banco.
  • Criação de diversos Planos CDs nos diferentes planos da Vivest (Cesp, CPFL, Cteep, AES Tietê, Emae, Eletropaulo). Alguns com negociação com o Sindicato, mas a maioria sem nenhuma discussão.
  • 2020: Elektro anuncia saída da Vivest e mudança da gestão do Plano Previdenciário para a Fundação Neos.
  • 2021: Enel anuncia retirada de patrocínio.
  • 2021: Aprovação de Migração na Cesp.
  • 2021: Aprovação de Migração na CPFL Paulista e de Migração e Saldamento na CPFL Piratininga.
  • Mudança de indexador na Emae e no Plano Quadro Próprio da Vivest.
  • Propostas da Vivest de Mudanças de indexador – do IGP-DI para o IPCA para os demais planos.
  • Tentativas de aprovação de Migração, Saldamento e criação de Plano CD na CTG Paranapanema.

“Para nós está clara a real intenção da Vivest e das patrocinadoras em acabar definitivamente com os planos vitalícios com a retirada de patrocínio. Porém, antes disso, adotam a migração para planos CDs, sem renda vitalícia e com risco 100% para os trabalhadores”, avalia a direção do Sinergia CUT.

“Portanto, o processo de migração é a primeira etapa do fim do plano, pois, ao promover a migração em massa, a retirada de patrocínio é facilitada pela redução dos custos. Diante desse cenário, é preciso resistir para garantir direitos históricos conquistados com muita luta pelos energéticos”, alertam os dirigentes sindicais.

A situação atual dos planos

  • Cesp: em processo de migração dos ativos e dos assistidos. Tem déficit para equacionar.
  • CPFL Paulista: migração em análise na Previc, com previsão para o ano que vem.
  • CPFL Piratininga: migração e saldamento em análise na Previc, com previsão para o ano que vem. Tem déficit para equacionar.
  • Enel Eletropaulo: migração em 2020 e início do processo de retirada de patrocínio.
  • Cteep: Aprovou Plano CD sem discussão com sindicato. O novo Plano CD já prevê a migração. O plano atual tem déficit para equacionar.
  • Elektro: em processo de saída da Vivest. Irá transferir recursos para a Fundação Néos.
  • AES Tietê: O Plano PSAP foi saldado e implantado novo Plano, depois de negociação com o Sindicato. O Plano Saldado terá equacionamento de déficit em 2022, porém por conta do acordo com o Sinergia os participantes irão pagar somente 30% do déficit e a Empresa 70%.
  • VIVEST está propondo mudar indexador de reajuste de todos os planos, trocando o IGP-DI pelo IPCA, exceto nos planos da Enel (que irá retirar patrocínio) e da Elektro, que quer transferir gestão para outra Fundação (Néos).

Vem com a gente decidir o futuro

Por isso, todos os sindicatos do projeto Sinergia CUT têm muitos motivos para debater e decidir com todos os trabalhadores da ativa e os assistidos em assembleias decisivas.

A principal decisão é a proposta de os Sindicatos entrarem com novas ações judiciais contra a retirada de direitos e benefícios dos energéticos na Previdência Privada, hoje administrada pela Vivest. Você é nosso convidado especial.

Anote na agenda, participe do debate e vem com a gente decidir o futuro dos planos previdenciários administrados pela Vivest para garantir os direitos de todas e todos ao longo de anos de luta. Acompanhe onde, quando e como acontecem as assembleias a partir desta quarta (8), conforme Editais de Convocação publicados pelos sindicatos do projeto Sinergia CUT em jornais de grande circulação no início deste mês de dezembro.

DataHorárioLocal
SINERGIA CAMPINAS
09/1207h30CPFL Jaboticabal
 07h30CPFL jau
 07h30Elektro Mogi Guaçu
 07h30Elektro Teodoro Sampaio
 07h30CPFL Piracicaba
 07h30CPFL Barretos
 10h00Macrorregião Rio Claro
 10h00Aposentados Piracicaba
 10h00Macro S. Jose do Rio Preto
 10h00Aposentados Ilha Solteira
 18h00VIRTUAL, através do aplicativo Zoom Meetings. Acesse aqui:
https://us02web.zoom.us/j/81560020841
ATENÇÃO: Sala aberta a partir das 17h
 18h00Salão Paroquial em Primavera
   
10/1207h30Elektro Andradina
 07h30CPFL Araçatuba
 07h30Elektro SJ Boa Vista
 07h30CPFL São Carlos
 07h30CPFL SJ da Barra
 07h30Cesp Primavera
 07h30CPFL EA Centro
 10h00Macro Campinas
 10h00Aposentados Primavera
   
13/1207h30Elektro Dracena
 07h30CPFL Sertãozinho
 07h30CPFL Marilia
 07h30Elektro Limeira
 07h30Elektro Tatuí
 07h30Cteep Votuporanga
 10h00Central de Mov. Populares de Tatuí
 18h00VIRTUAL, através do Aplicativo Zoom Meetings. Acesse aqui:
https://us02web.zoom.us/j/81733599171
ATENÇÃO: Sala aberta a partir das 17h
SINERGIA MOCOCA
10/1206h00ISA Cteep – Subestação Mococa
 07h30ISA Cteep – Seção Mococa
 07h30AES – Usina Limoeiro
 16h30Sede do Sindicato
SINERGIA PRUDENTE
09/1218h00VIRTUAL, através do aplicativo Zoom Meetings. Acesse aqui:
https://us02web.zoom.us/j/81560020841
13/1207h30Rodovia Raposo Tavares KM 560 – Zona Rural, Presidente Prudente
 18h00VIRTUAL, através do Aplicativo Zoom Meetings. Acesse aqui:
https://us02web.zoom.us/j/81733599171
SINERGIA SJ RIO PRETO
13/1207h30CPFL EA Congonhas
 18h00VIRTUAL, através do Aplicativo Zoom Meetings. Acesse aqui:
https://us02web.zoom.us/j/81733599171
SINERGIA ARARAQUARA
13/1207h30CPFL ARARAQUARA
 18h00VIRTUAL, através do Aplicativo Zoom Meetings. Acesse aqui:
https://us02web.zoom.us/j/81733599171
SINDLUZ BAURU
10/1207h30CPFL Bauru Norte
 07h30CPFL Bauru Terra Branca
 10h00GREB Bauru
 #JuntosSomosMaisFortes
#TodosPelaVida
#SaúdeEmpregoeRenda

Por Lílian Parise e Elias Aredes, com informações da Secretaria Geral

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________