Data especial

Dia Nacional do Aposentado(a): Resistência é a palavra que marca a comemoração neste ano

O Sindicato parabeniza a todos os aposentados, aposentadas e pensionistas pela data, em especial os da categoria energética!

Charge: Bira Dantas | Montagem: Urissanê

Coletivo de Aposentadas, Aposentados e Pensionistas do Sinergia CUT

O Dia Nacional do Aposentado é comemorado nesta segunda-feira (24). Queremos parabenizar a todos os aposentados, aposentadas e pensionistas pela data, em especial os da categoria energética! Reforçamos que a palavra de ordem nesta comemoração é “Resistência!” Para isso, precisamos estar juntos para lutar contra as tentativas de retirada de nossos direitos. Afinal… “Da luta não se aposenta!”


O Sinergia CUT sempre comemorou o Dia da Aposentada e do Aposentado. Contudo, desde o início da pandemia de covid-19, em março de 2020, foram necessárias medidas que garantissem a defesa da vida. Por isso, este ano, não serão realizadas as tradicionais atividades presenciais do Coletivo de Aposentadas, Aposentados e Pensionistas nas macrorregiões. O dirigente sindical Gentil de Freitas gravou um vídeo. Confira abaixo, bem como o histórico de criação da data.

Parabéns a todos os aposentados! A luta não se aposenta! Não mexa em nossos direitos!


Sinergia CUT

Sinergia Campinas

Sinergia Prudente

Sinergia Sindergel

Sinergia Araraquara

Sinergia Mococa

Sinergia São José do Rio Preto

Sinergia Gasista


YouTube player

Criação do dia

A lei que criou o Dia Nacional dos Aposentados é de 1981. Foi instituída pelo Congresso Nacional por iniciativa do então deputado federal Benedito Marcílio. Esta data foi escolhida porque nesse mesmo dia, em 1923, ocorreu a assinatura da lei Eloy Chaves, que criou a caixa de aposentadorias e pensões para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro, base do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). Este Instituto, em 1990, fundiu-se ao Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS) para formar o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). O INAMPS, que funcionava junto ao INPS, foi extinto e seu serviço passou a ser coberto pelo SUS. Conheça o trâmite desta lei clicando aqui.

Até então, a Previdência Social atendia apenas os funcionários do governo federal. No Brasil, um dos atos que concedeu o direito à aposentadoria é de 23 de março de 1888, beneficiando apenas os empregados dos Correios. Conheça o histórico da Previdência Social clicando aqui.

Por Coletivo de Aposentadas, Aposentados e Pensionistas do Sinergia CUT