Ao contrário do Brasil que privatizou Eletrobras, a França quer estatizar energia

Primeira-ministra da França, Élisabeth Borne, afirmou que o presidente Emmanuel Macron lhe passou a missão de estatizar completamente o setor de energia do país

Edson Rimonatto/CUT

CUT Nacional

 

Enquanto a França discute a estatização do setor produtivo de energia, o Brasil entrega à iniciativa privada essa que é uma das áreas estratégicas para o país.

De acordo com o jornal francês Le Figaro, a  primeira-ministra da França, Élisabeth Borne, afirmou nesta quarta-feira (6) que o presidente, Emmanuel Macron, lhe passou a missão de estatizar completamente o setor de energia do país.

O objetivo é abandonar os combustíveis fósseis, como gasolina e diesel, migrando para uma matriz energética ecológica e sustentável. “Queremos ser a primeira grande nação a sair dos combustíveis fósseis”, disse a primeira-ministra, segundo o jornal francês, falando em “uma ecologia do progresso”.

“A conversão ecológica passa pela energia nuclear, uma energia livre de carbono e soberana”, acrescentou, assegurando que o setor energético deve estar sob o controle estratégico do Estado, sendo “100% renacionalizado”.

No Brasil, ocorre o contrário, a Petrobras vem diminuindo a sua atividade em energias renováveis. No caso da eólica, a estatal se retirou de toda produção.

Leia mais: Na contramão do mundo, Petrobras se retira totalmente da produção de energia eólica

E, em junho, o governo brasileiro vendeu a Eletrobras por 33,7 bilhões, apesar dos impactos da venda para a população, que vai pagar mais caro pelas contas e luz e terá um serviço de qualidade inferior, além das denúncias da empresa ter sido vendida abaixo do mercado.

Leia mais Conta de luz vai aumentar de novo, em 2023, veja por quê

A privatização foi questionada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por causa do prejuízo bilionário aos brasileiros e das falhas no processo. Mesmo assim, os ministros votaram a favor da venda.

A entrega da estatal para a iniciativa privada só beneficia os acionistas, que já são bilionários, como Jorge Paulo Lemann, por exemplo, um dos maiores acionistas da Eletrobras.

Com informações do brasil247. 

______________________________________________________________________