Fim da CS 2018 Comgás: Vitória dos trabalhadores no TRT

Sinergia Gasista

Em assembleias realizadas nos últimos dias, trabalhadores discutiram os principais pontos conquistados nessa batalha!
Em assembleias realizadas de 23 a 29 de janeiro, os trabalhadores da Comgás decidiram aprovar o encerramento da Campanha Salarial Comgás 2018. A sentença proferida no julgamento do dissídio coletivo, ocorrido no dia 17 de janeiro, no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, foi uma vitória dos trabalhadores que conquistaram o seguinte:
1- Reajuste salarial pelo IPCA (2,86%);
2- Abono de R$ 500,00;
3- Retroatividade para junho/2018;
4- Diferenças a serem pagas em 2 parcelas de 50% cada, em fevereiro e março de 2019;
5- Compensação das horas de paralisação;
6- Garantia de emprego por 90 dias a partir do dia dojulgamento – 17/01/2019;
7- Negociação Coletiva e Abrangência – nova cláusula ratificando que qualquer alteração nas cláusulas previstas no ACT-2018-2019 deverá ser negociada entre as partes “respeitando-se sempre o princípio da boa fé, da melhoria da condição social do trabalhador, da proteção da norma mais favorável, da condição mais benéfica e da primazia da realidade”;
8- Assédio Moral – nova cláusula onde sindicato e empresa deverão criar uma comissão bipartite, para a concepção de uma campanha contra o assédio moral, apuração e averiguação de abuso de
poder nas relações de trabalho e para tomar medidas para coibir tais práticas.
Taxa Negocial
Os trabalhadores também aprovaram democraticamente o desconto da taxa negocial, recurso utilizado pelo Sinergia Gasista para manutenção de sua estrutura e dos serviços que presta à sua base. O desconto será de 3% sobre os salários reajustados em fevereiro de 2019 e não desconto das mensalidades dos trabalhadores filiados ao Sindicato nos meses de fevereiro, março e abril de 2019.
Lembramos que a reforma trabalhista, além de acabar com vários direitos dos trabalhadores, também tentou enfraquecer os sindicatos, criando obstáculos para sua sustentação financeira, portanto, é responsabilidade de todos nós ajudar a manter e fortalecer o nosso sindicato de luta. Em cumprimento à legislação, você pode fazer oposição ao desconto a partir do dia 30/01/19 até
dia 08/02/2019, entregando sua carta na sede do Sindicato, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.
Uma longa história

O Sinergia Gasista lembra que a CS 2018 foi bem árdua! Em oito meses de negociação, a empresa se manteve irredutível. Nesse tempo todo, os trabalhadores provaram a força da união, demonstrando mais uma vez que sem luta não há conquistas.
Contra a intransigência da empresa, a categoria foi para a greve no dia 28 de dezembro, ao que a Comgás respondeu com mais dureza, entrando com o pedido de interdito proibitório, bloqueando assim, a possibilidade de uma nova greve.
Mas, no julgamento do dissídio, no dia 17 passado, o TRT da 2ª Região reconheceu as reivindicações dos trabalhadores e concedeu a vitória à categoria. Valeuuu!!


Para mais informações sobre essa luta, clique aqui.