Esol: mobilização de um dia será de meio período…

Lílian Parise, com informações da Secretaria Geral

Matéria atualizada em 15/04/2019, às 08h04:
Fonte: Secretaria Geral do Sinergia CUT
Considerando que na última sexta (12) o Sinergia Campinas e o Sinergia Prudente foram notificados com pedido de mediação e conciliação pré processual urgente para esta segunda, 15, às 15h30, no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, o Sindicato decidiu realizar mobilização de 1/2 período até a hora do almoço e participar da audiência após o almoço.
Fique ligado!!!


Matéria postada em 12/04/2019, às 18h31:
Esol: trabalhadores participam de um dia de mobilização
Diante da intransigência e do desrespeito da empresa, categoria dá continuidade ao plano de luta na próxima segunda-feira (15)
Os trabalhadores da Energisa Soluções (Esol) participam de um dia de mobilização em cinco cidades nesta segunda-feira (15) para protestar contra a postura intransigente e desrespeitosa da empresa, que insiste em não negociar reivindicações importantes da categoria ainda na Campanha Salarial 2018.
A data base para negociação de um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) é outubro. Mas, passados mais de seis meses e seis rodadas, a empresa mantém a intransigência e não quer nem negociar a pauta entregue pelos trabalhadores no ano passado. Em assembleias realizadas nos últimos dias 1º e 2 de abril, a categoria aprovou um Plano de Luta para pressionar avanços na negociação.
Depois disso, também no início de abril, o Sindicato reforçou solicitação à empresa para buscar negociação e avançar em várias reivindicações importantes, como a extensão do Plano de Saúde para dependentes, alimentação para os que desempenham tarefas fora da base e folgas aos domingos para quem trabalha em escala, pois vários problemas estão penalizando os trabalhadores.
Outra reivindicação do Sindicato foi que a Esol apresentasse os resultados da PLR (Participação nos Lucros e Resultados), já que por determinação do ACT, o benefício deveria ter sido pago aos trabalhadores em 31 de maio passado.
Protesto vitorioso
Diante do silêncio da empresa, na manhã do dia 8, segunda-feira passada, os trabalhadores protestaram contra o descaso e o desrepeito, dando o pontapé incial no Plano de Luta aprovado pela categoria. A mobilização teve grande adesão e foi vitoriosa em todas as localidades na avaliação do Sindicato.
“Ainda assim, sempre apostando na solução dos conflitos via negociação direta, tentamos novamente buscar a via negocial junto à Esol, que se mantém irredutível e se recusa a negociar. Pior é que o negociador informou também não haverá pagamento da PLR 2018, alegando que a empresa apresentou prejuízo no balanço”, destaca a direção do Sindicato.
Um dia de mobilização
Para romper com tanta intransigência e exigir respeito da empresa, os trabalhadores demonstram disposição de luta e participam da mobilização de um dia na próxima segunda (15), dando sequência ao Plano de Luta em todas as localidades. Aguarde informações.