CS 2019/Eletrobras/Furnas-Eletronorte: Sem noção!

Boletim CNE com informações do Sinergia CUT

Empresa apresenta nova proposta com reajuste de 1% sem retroatividade e com retirada de cláusulas. Assembleias na base do Sinergia CUT ocorrem dia 15. Unidade e luta para vencer o retrocesso na Eletrobras
Com o claro propósito de manter a política de desmonte da maior empresa de energia elétrica da América Latina, a direção da Eletrobras insiste na retirada de três cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho, de modo a facilitar a privatização da empresa. Isso foi mantido pela empresa durante a 3ª rodada de negociação, que ocorreu no dia 9 passado.
EM JOGO
Os trabalhadores do sistema Eletrobras não podem abrir mão das cláusulas 6ª (Inovações tecnológicas), 7ª (Quadro de Pessoal) e 8ª (Normas e Regulamentos de Recursos Humanos). É o futuro da categoria e a segurança energética do País que estão em jogo.
Retirando do ACT essas cláusulas, a direção da Eletrobras pretende reduzir ainda mais o quadro de trabalhadores, com demissões em massa, uma vez que o Programa de Demissão Consensual (PDC) da empresa tem sido um fracasso. Além disso, seguindo o projeto de privatização da Eletrobras, Wilson Pinto e sua trupe pretendem aumentar a terceirização e inviabilizar a participação das entidades sindicais, restringindo a luta da categoria. Essa iniciativa é completamente autoritária e soa como provocação àqueles que são parte da empresa e constróem todos os dias um dos maiores patrimônios
do povo brasileiro.
UNIDADE E LUTA CONTRA PROPOSTA ABSURDA
O momento é de unidade da categoria, que foi consciente ao apresentar uma pauta enxuta, sabendo das dificuldades econômicas em que se encontra o País.
No entanto, diante da falta de bom senso da direção da empresa, não nos resta outra alternativa se não reagir com grande mobilização contra essa proposta vergonhosa de reajuste de 1% no salário, sem retroatividade.
O mesmo percentual aplicado nas cláusulas 24ª (Auxílio alimentação), 25ª (Auxílio Educacional), 29ª (Auxílio creche) e 32ª (Benefícios) também sem retroatividade.
Já as cláusulas novas presentadas pela empresa, como a 43ª (Adicional de Tempo de Serviço – ATS) ficaria congelada por um ano e 44ª (Sistema de Avanço de Nível – SAN) suspensa por 12 meses.
A proposta é absurda e vergonhosa porque a saúde financeira da Eletrobras e suas subsidiárias vem melhorando semestre a semestre.
No fim do 4º trimestre de 2018 a empresa teve lucro de 626%, representando um aumento líquido de mais de R$ 13 bilhões. “A única forma de vencermos esses ataques contra os nossos direitos é reagir com coragem e determinação. Fizemos isso no governo Temer e temos as mesmas condições de saímos vitoriosos agora. Não vamos desviar um centímetro do caminho da vitória. Com unidade e luta vamos reprovar novamente essa proposta”, afirma o CNE.
FIQUE ATENTO AO CALENDÁRIO
Nas localidades de Furnas e da Eletronorte da base do Sinergia CUT, as assembleias serão realizadas nesta quarta-feira (15), Dia Nacional de Luta – Rumo à Greve Geral, convocado pela CUT. Participe!
Próxima rodada deverá ocorrer no dia 22 de maio.
Fique ligado.
Só a luta te garante!