Biolins realiza primeira rodada de negociação com Sinergia CUT

Elias Aredes Junior

Representantes do Sinergia CUT participaram nesta quinta-feira, dia 23, da primeira rodada de negociação com os representantes da Biolins. Para iniciar as conversas, o passo inicial da empresa foi encaminhar um modelo de indicadores para PLR.
Em relação as metas, a empresa definiu os seguintes índices:  Meta – Eficiência da Caldeira 2,15% – 35%;  Eficiência da Turbina 3,70% – 35%;Presenteísmo  99%- 25%; Programa 5S   87%             –  5%.
Na questão dos itens econômicos, foi encaminhada uma proposta de 4,56% de reajuste nos salários, piso salarial e vale transporte. Na questão da cesta básica, o percentual será de 10%.
Em relação a política de Emprego a empesa pediu a alteração da Clausula 16ª do ACT vigente. O texto atual diz que “As empresas não promoverão dispensas sem justa causa que não decorrerem do descumprimento de obrigações contratuais ou que não se fundarem em motivo disciplinar ou por questões econômicas”.
A alteração sugerida determina que “(…)As partes manifestam que a finalidade da presente clausula não é garantir emprego de forma a gerar vantagens indevidas ou impedir a gestão empresarial em dispensas, mas, que quando a empresa promova a dispensa, que seus gestores utilizem de critérios objetivos e fáticos, nos termos e significados previstos nos parágrafos abaixo(…)”. Poderão ser colocados como motivos para demissão recusas imotivadas de função, motivo disciplina e por questões econômicas da empresa.
O Sinergia CUT recusou a proposta. A próxima rodada será no dia 03 de junho.