Servidor aposentado que ganha mais de R$ 1 mil pode ter de pagar Previdência

Alex Capuano

Rosely Rocha, da CUT Nacional

Os trabalhadores da Cteep, no último dia 22, demonstrando grande insatisfação, rejeitaram por ampla maioria a proposta de Acordo Coletivo apresentada pela empresa e aprovaram um plano de luta que prevê até greve por tempo indeterminado a partir de 5 de agosto.
Já a empresa, utilizando-se de práticas antissindicais, através do Recursos Humanos (RH), se absteve de qualquer contato com o Sindicato e, mantendo sua tradição intransigente, não respondeu à carta enviada pelo Sinergia CUT que solicitava a reabertura de negociação.
E vale aqui relembrar que tudo isso aconteceu depois da terceira rodada de negociação, ocorrida no último dia 11, quando a Cteep decidiu apresentar o que chamou de “proposta final”, insistindo na retirada de direitos históricos, dividindo a categoria com o “teto” para reajuste salarial e acabando com a Função Acessória, o que prejudicaria cerca de 40% dos trabalhadores, além impor metas inatingíveis para a PLR.
Práticas antissindicais
Os atuais negociadores da Cteep voltaram a cometer práticas antissindicais na mesa, as quais os trabalhadores imaginavam que tinham sido abolidas. Tais práticas incluem citações não verdadeiras referentes ao Sindicato, o que não ajuda em nada o processo negocial e, para piorar, fragiliza o respeito e a ética que devem prevalecer na relação capital-trabalho por mais conflituosa que seja. Por isso, a direção do Sinergia CUT novamente repudia tais atitudes dos negociadores da empresa.
Audiência de mediação
Com tudo isso acontecendo nessa Campanha Salarial e, sempre apostando no processo de negociação para solucionar pendências, o Sindicato procurou o Tribunal Regional do Trabalho de Campinas (TRT 15) como última tentativa de mediação. A resposta ao pedido de pré-dissídio chegou ao Sindicato na última terça-feira (23), quando a desembargadora do Trabalho, Tereza Aparecida Asta Gemignani, convocou audiência entre as partes para a próxima segunda-feira (29), às 15h30, em Campinas.