CS 2019/CTG Paraná: A proposta é muito ruim

divulgação

Débora Piloni

Na quarta rodada, empresa apresenta proposta que traz perdas aos trabalhadores. Assembleias deliberativas começam nesta quinta (01) e vão até o início da próxima semana. Participe! Só a luta te garante!
A quarta rodada de negociação entre a direção do Sinergia CUT e representantes da CTG Paraná aconteceu no dia 24 de junho passado graças a muita insistência por parte do Sinergia Campinas.
Na ocasião, a empresa apresentou uma proposta para, em suas próprias palavras, “resolver o seu maior problema”, que é a cláusula de hora in itinere.
Explicando: atualmente, os trabalhadores em horário comercial têm 1 hora por dia (15 minutos na entrada, 15 na saída do almoço, 15 no retorno do almoço e 15 minutos na saída), dentro da jornada. Os operadores, que trabalham em escala, têm hoje 30 minutos (entrada e saída do trabalho) fora da escala e, portanto, recebem hora in itinere.
Pela proposta da empresa os trabalhadores em horário comercial ficarão com 30 minutos (entrada e saída do almoço), até que seja construído o refeitório dentro da usina, o que deve ocorrer em 2020. Após, cessará o benefício. Já os operadores deixarão de receber imediatamente a hora in itinere.
Detalhe: a empresa se propõe a aumentar o número de pontos no trajeto para minimizar a distância percorrida pelo pessoal da área comercial.
Proposta completa
✔Reajuste de salários e benefícios: 4,66% + 0,5% de aumento real.
✔PRR 2019: mantém proposta do ano anterior e esta encaminhando a minuta para o Sindicato realizar assembleias.
✔ PRR 2020: discute até dezembro de 2019.
✔Gerenciamento de Pessoal: apesar de muita insistência do Sindicato sobre a importância dessa cláusula, informaram que os chineses não concordam.
✔Auxílio Creche: mantém o valor atual e, a partir de agora, acrescenta o Auxílio Babá, no valor de R$ 735,00 (ambos reajustados pelo mesmo índice dos salários).
✔Estabilidade pré aposentadoria: passa de 24 para 18 meses.
✔Vigência: 2 anos, desde que a proposta seja aceita como um pacote.
✔Horário Flexível: a empresa quer fazer um acordo a parte sobre esse item.
✔Demais cláusulas: mantidas.
Proposta rejeitada na mesa
O Sindicato, em sua intervenção naquela reunião, rejeitou a proposta pois ela representa prejuízos para o trabalhador. E solicitou a manutenção dos 24 meses para pré aposentadoria, vigência do ACT por 2 anos + 2 de comum acordo e a manutenção do horário in itinere, lembrando que existe uma ação judicial por parte do Sindicato ainda à época da Cesp, que garante o pagamento das horas in itinere.
Assembleias decisivas!
Passados mais de 30 dias da quarta rodada e sem qualquer manifestação da empresa referente às solicitações do Sinergia CUT e, também sem reabertura de negociação por parte da CTG Paraná, o Sindicato realizará assembleias deliberativas com os trabalhadores.
Nesta quinta (01) e sexta (02), as assembleias serão com os operadores e na próxima semana, com os trabalhadores da área comercial.
Participe! Só a luta te garante…