CS 2019: abertas as negociações salariais na Energyworks

Divulgação

Débora Piloni

Com data-base em agosto, aconteceu na última sexta-feira (13) a primeira rodada de negociação entre o Sinergia CUT e a Energyworks no país.
Na ocasião, o Sindicato reiterou as reivindicações da pauta dos trabalhadores, destacando a reposição da inflação com aumento real para salários e benefícios, vigência do ACT por dois anos, negociação de uma PLR justa e eleição de Representante Sindical.
Também foi salientado pelo Sinergia Campinas a discussão da mudança da base do pagamento horista para mensalista. A empresa explicou que fez um cálculo que foi corrigido e que permitiu essa mudança sem nenhum prejuízo à renda dos trabalhadores e se comprometeu a enviar e detalhar para o Sindicato a memória desse cálculo.
Outro ponto levantado pelo Sindicato para a empresa foi sobre as várias mudanças na data do pagamento mensal, uma vez que alguns trabalhadores afirmam que tiveram o prejuízo no pagamento de um mês nestas diversas mudanças ocorridas anteriormente. A empresa se comprometeu a regularizar a situação, porém, alegou que necessita de holerites do período que isso ocorreu para poder fazer o acerto.
Detalhe: caso esses dois assuntos apresentados necessitem de mais tempo para se chegar a uma solução, as partes definiram que esta poderá ocorrer depois do fechamento das negociações de data-base sem nenhum prejuízo aos trabalhadores.
Sobre a PLR o Sinergia CUT destacou que houve uma grande diferença nos valores pagos aos trabalhadores operacionais e administrativos, fato que gerou polêmica e que necessita de esclarecimento  para a PLR 2019. A Energyworks explanou sobre o modelo atual e informou, sem maiores detalhes, que pretende negociar uma mudança de modelo.
A empresa ficou de responder o mais breve possível sobre os demais itens da pauta de reivindicações. Uma nova reunião de negociações deverá ocorrer na primeira semana de outubro. Aguarde.
Só a luta te garante!