CS 2019: trabalhadores da Energisa Construções Soluções deliberam proposta final e taxa negocial

Débora Piloni, com informações da Secretaria Geral

Em caso de aprovação da proposta final nas assembleias desta terça,  será deliberada também a cobrança da Taxa Negocial no mesmo percentual do reajuste dos salários
Os trabalhadores da Energisa Construções Soluções participam nesta terça (10) de assembleias para deliberar sobre a proposta final de Acordo Coletivo de Trabalho da Campanha Salarial 2019 que foi encaminhada ao Sindicato na última sexta sexta-feira (06).
Para o Sinergia CUT, diante da conjuntura econômica atual, a proposta da empresa prevê vigência de dois anos para o Acordo Coletivo e aplica o reajuste de 2,92% (INPC-IBGE) e portanto, supera o ICV-Dieese, apurado para o período de 2,47%. Em caso de aprovação da proposta, a empresa se compromete a realizar o pagamento na folha deste mês.
Quanto ao Plano de Saúde a proposta prevê alteração na tabela de custeio, sendo praticados novos valores em 01/08/2020, com redução do valor do plano por idade e coparticipação da empresa em 20%, chegando a 40% em 2021.
Apesar de o ACT de 2018, firmado no Tribunal, já prever reajuste no Vale Alimentação para o ano de 2019, nas negociações deste ano, houve a conquista de percentual de reajuste.
Houve também a conquista de prêmio de férias no valor de R$ 200,00.
Confira nos quadros abaixo os itens da proposta final:

Taxa negocial e direito à oposição
Em caso de aprovação da proposta final nas assembleias desta terça,  será deliberada também a cobrança da Taxa Negocial no mesmo percentual do reajuste dos salários, ou seja, de 2,92%.
Para os trabalhadores não associados ao Sindicato, fica assegurado o direito de oposição à Contribuição Assistencial/Taxa Negocial, que deverá ser protocolado junto à Entidade Sindical, no prazo de até 10 (dez) dias corridos após a assinatura do ACT. Este prazo será  divulgado futuramente.
Participe!
Só a luta te garante!