Pandemia

CNTSS/CUT realiza campanha em defesa dos trabalhadores dos serviços essenciais

Reprodução

CUT/CNTSS

Versão nacional da campanha já está no ar e trata-se inicialmente de um questionário para subsidiar ações em defesa destes trabalhadores que estão no combate diário ao coronavírus (Covid-19)

Publicado: 03 Abril, 2020 – 09h40 | Última modificação: 03 Abril, 2020 – 09h45

Escrito por: CNTSS

Reprodução
notice
A defesa dos trabalhadores das áreas de serviços essenciais é fundamental para preservação de suas vidas e de seus familiares neste período de combate à pandemia do coronavírus (Covid-19). Esta tem sido uma das prioridades da CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social que, em conjunto com suas entidades filiadas, Sindicatos e Federações, vem estabelecendo estratégias para cobrar dos governantes e empresários medidas eficazes de segurança para estes trabalhadores. Outra forma encontrada para expandir esta ação tem a ver com a realização de parcerias com entidades e organismos nacionais e internacionais com a finalidade de ampliar resultados neste sentido.
A mais recente iniciativa entrou em vigor nesta terça-feira, 31 de março, com o lançamento oficial da parceria entre a Confederação e a ISP – Internacional dos Serviços Públicos, entidade sindical internacional que representa 30 milhões de trabalhadoras e trabalhadores públicos em 154 países, para a realização da campanha “Trabalhadoras e trabalhadores protegidos salvam vidas”. A campanha que é mundial ganhou agora a sua versão nacional e conta com a parceria de inúmeras entidades representativas dos trabalhadores que atuam nos serviços essenciais, como saúde, assistência social, educação, segurança pública, sistema prisional, judiciário, asseio e conservação, limpeza pública, coleta de resíduos sólidos, funerárias e cemitérios, água e saneamento, energia e também o setor de tributação.
O objetivo é coletar informações junto aos trabalhadores das diversas categorias envolvidas no projeto sobre as reais condições de trabalho para este momento de expansão da pandemia do Covid-19 com a finalidade de subsidiar suas entidades representativas para pressionarem os diversos governos, entidades filantrópicas e empresários a melhorarem as condições de trabalho e de atendimento da população. Hoje é consenso a falta de infraestrutura, de insumos, equipamentos de proteção individual e até a qualidade adequada da rede física para preservar aglomerações e contato muito próximos durante os processos de atendimento.
A campanha, segundo seus idealizadores, “também tem como metas apresentar as necessidades de proteção a órgãos e entidades nacionais e internacionais e sensibilizar a sociedade para essa demanda de interesse coletivo, afinal, somente profissionais protegidos são capazes de salvar vidas em meio a uma pandemia como a que estamos vivendo”.  O presidente da CNTSS/CUT, Sandro Alex de Oliveira Cezar, se manifestou sobre a proposta e considera que a iniciativa “é um grande acerto das entidades envolvidas, porque se observa, de fato, um enorme descaso pela vida por parte dos governos e empregadores privados, que não fornecem EPIs para os trabalhadores de forma adequada”.
O processo de participação é bem simples. A coleta de informações está sendo feita por meio de um questionário online que será enviado pelas organizações sindicais aos trabalhadores de sua base. Para evitar qualquer tipo de receio em participar, os idealizadores do questionário dispensaram a necessidade de identificação por parte do trabalhador ao preencher o formulário. Já está no ar o site da campanha com o questionário a ser preenchido ( trabalhadoresprotegidos.com.br ).