Elektro, EKCE e EKTTs: mais de 98% dos trabalhadores aprovam proposta da PLR 2020 negociada com o Sinergia CUT

Participação da categoria em assembleia virtual foi muito importante para reforçar a unidade e a organização coletiva, garantindo a continuidade da negociação de direitos em tempos de pandemia

Lílian Parise

Participação da categoria em assembleia virtual foi muito importante para reforçar a unidade e a organização coletiva, garantindo a continuidade da negociação de direitos em tempos de pandemia
Em oito dias de votação online, 98,27% dos trabalhadores e trabalhadoras da Elektro, EKCE e EKTTs aprovaram a proposta negociada entre dirigentes do Sinergia CUT e representantes das empresas para pagamento da PLR 2020. Em tempos de pandemia, e da necessidade de respeitar o isolamento social para achatar a curva de contaminação da covid-19, a votação foi realizada por assembleia virtual amplamente divulgada e realizada pelo site do Sindicato.
Um total de 462 trabalhadores e trabalhadoras participaram da assembleia virtual, que começou no último dia 8 e terminou na última quinta-feira (14). A apuração aconteceu nesta sexta-feira (15) e aponta que ampla maioria  aprovou a proposta negociada (454 trabalhadores), apenas 0,65% da categoria votou pela rejeição (3 votantes), enquanto 1,08% se abstiveram do voto (5 trabalhadores).
Para a direção do Sinergia CUT, a participação da categoria foi muito importante para reforçar a unidade e a organização coletiva, garantindo a continuidade das negociações coletivas mesmo em tempos de pandemia. “Em um momento muito difícil, de isolamento social, onde travamos uma guerra contra um inimigo invisível, precisamos, junto com a categoria, intensificar a luta para garantir saúde, emprego e renda do trabalhador que não pode pagar mais essa conta da crise sanitária, econômica e financeira globalizada”, destacam os dirigentes.
A proposta aprovada
Encaminhada para votação virtual, a proposta negociada é resultado também de duas reuniões intensas entre o Sinergia CUT e as empresas da Elektro por videoconferência. Depois de muito debate, idas e vindas para buscar a proposta mais justa para os trabalhadores, a bancada patronal apresentou o que chamou de proposta final.
A proposta negociada com as empresas, apresentada à categoria na assembleia virtual e aprovada para ser transformada em Termo Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho é a seguinte:

  • A empresa apresentará carta compromisso com possibilidade de rediscutir os objetivos, nos mesmos moldes da demais empresas do Grupo Neoenergia, caso os efeitos da pandemia do coronavírus afetem os resultados da companhia. A apresentação da carta será feita após a aprovação dos objetivos.
  • Contratação da PLR 2020 para trabalhadores, executivos, empresas de transmissão, comercialização e demais negócios, no mesmo modelo de 2019, com a elaboração de instrumento único para cada empresa e sindicatos.
  • Para a PLR de trabalhadores da Elektro Redes, garantia do pagamento da antecipação da PLR 2020 até o penúltimo dia útil de julho de 2020 consistente no valor de R$1.500 adicionados a 27% de uma remuneração do trabalhador no mês anterior.
  • Aos trabalhadores da EKCE, a empresa garantirá a antecipação para 2020, com pagamento até o penúltimo dia útil de julho próximo e no valor de R$ 1.500 adicionados a 27% de uma remuneração no mês anterior, sendo que para 2021, esse modelo será alterado para esta empresa.

Taxa negocial
A segunda votação online foi realizada para decidir, em caso de aprovação da proposta, sobre a cobrança de taxa negocial no mesmo percentual do reajuste econômico conquistado nas negociações de data-base da Campanha Salarial 2020. O resultado apurado foi que 83,77% dos votantes aprovaram a cobrança da taxa (387 trabalhadores), 10,39% foram contra o desconto (48 votantes) e 5,84% preferiram se abster (27 participantes).
Assim, o Sindicato abrirá prazo para entrega de cartas de oposição ao desconto entre os dias 1 a 10 de julho próximo. A direção do Sindicato informará em breve a forma do recebimento das cartas, já que a decisão depende da prorrogação ou não da necessidade de manter a quarentena, o que pode estender também o período de isolamento social devido à pandemia da covid-19. Aguarde novas informações.
Por Lílian Parise