CS 2020: Começam as negociações salariais nas empresas CTG Rio Paraná e CTG Rio Paranapanema

Propostas apresentadas pelas empresas ficaram muito aquém das reivindicações dos trabalhadores e foram rejeitadas. Próximas rodadas dias 27 e 25, respectivamente

Débora Piloni

Propostas apresentadas pelas empresas ficaram muito aquém das reivindicações dos trabalhadores e foram rejeitadas. Próximas rodadas dias 27 e 25, respectivamente

Na última segunda (18) aconteceu a primeira rodada de negociação da Campanha Salarial 2020 das empresas CTG Rio Paraná e CTG Rio Paranapanema com a direção do Sinergia CUT e demais entidades sindicais por videoconferência.
As rodadas ocorreram em períodos separados, porém, nas duas reuniões, o Sinergia deixou claro as suas prioridades nesta Campanha Salarial: prorrogação do ACT por dois anos, manutenção das demais cláusulas do acordo e o reajuste de salários pela inflação e os benefícios acima da correção salarial.
Primeira proposta da CTG Rio Paraná é de 0,5% de reajuste
Durante a rodada a empresa destacou a sua dificuldade atual em relação à queda de receita e a deflação no período da pandemia.
Sendo assim, apresentou uma proposta para reajuste de salário e benefícios de 0,5% e a manutenção das demais cláusulas do acordo. Destacou também que no ano de 2020 a negociação está voltada para as cláusulas econômico-financeiras. O Sinergia CUT rejeitou a proposta, alegando estar muito aquém da pauta dos trabalhadores .
Os representantes da CTG Rio Paraná, então, retornaram com uma nova proposta:
✔Reajuste de salários e benefícios de alimentação: IPCA
✔Demais itens economicamente expressos: não reajusta
✔ Manutenção das demais cláusulas
✔ Vigência: 1 ano (lembrando que hoje o acordo vence em 2021, portanto só haveria negociação das cláusulas econômicas).
O Sindicato solicitou vigência até 2022, uma vez que neste ano a empresa não está oferecendo reajuste nos demais benefícios. A empresa ficou de verificar a possibilidade.
Próxima rodada está marcada para 27 de maio, às 14h. Fique ligado!
Primeira rodada da CTG Rio Paranapanema
A reunião entre o Sinergia CUT e a CTG Rio Paranapanema aconteceu na segunda-feira à tarde, também por videoconferência. Assim como na rodada com a CTG Paraná, os representantes da Paranapanema abriram a reunião lamentando o momento vivido e relatando sobre as as medidas de segurança que estão sendo adotadas nas usinas visando a proteção dos trabalhadores especialmente aqueles que pertencem ao grupo de risco. Ressaltaram ainda sobre o compromisso assumido pela empresa com o movimento “não demita” e com a manutenção de todos os benefícios e adicionais.
Após ouvir a exposição de todos os sindicatos, a empresa informou a previsão do seu resultado financeiro e sobre a dificuldade em relação à queda de receita e a deflação no período da pandemia.
Daí, veio com a seguinte proposta:
✔ Reajuste de salário e benefícios: 0,5%
✔ Manutenção das demais cláusulas do acordo
✔ Vigência do acordo por 1 ano.
O Sinergia CUT rejeitou a proposta, uma vez que o índice apresentado esta abaixo de qualquer previsão. Solicitou que a empresa reponha os salários e faça a reposição dos benefícios acima da inflação.
A CTG Rio Paranapanema ficou de avaliar a proposta dos Sindicatos sobre o reajuste de salário e benefícios acima da inflação. Nova rodada foi agendada para o dia 25 de maio. Fique atento!
 
Por: Débora Piloni