CS 2020

CS 2020: na segunda rodada, AES Tietê Energia apresenta proposta sem reajuste para salários e benefícios

Empresa alega que realiza ainda estudos sobre o tamanho do impacto da pandemia de Covid-19 e apresentará proposta para esses itens econômicos. Nova reunião está marcada: 19 de junho

Nice Bulhões, com informações da Secretaria Geral

Representantes do Sinergia CUT e da AES Tietê Energia realizaram nesta sexta-feira (12) a 2ª rodada de negociação. A empresa iniciou a reunião ressaltando a crise, mas garantiu que havia conseguido avançar em alguns pontos da pauta de reivindicações dos trabalhadores, conforme abaixo:
• Vigência do Acordo: 2023;
• Abono: de R$ 1.540,00 mantido no VA, tão logo o Acordo seja aprovado;
• Antecipação da PLR: no valor de R$ 7.000,00 mantida para o dia 12/09;
• PIA: Programa de Incentivo à Aposentadoria mantido;
• ACT: manutenção integral do Acordo Coletivo Vigente;
• Itens econômicos: na reunião desta sexta (12) ainda não havia sido apresentada pela empresa uma proposta econômica, pois ainda estava realizando estudos para medir o tamanho do impacto da pandemia no seu dia a dia.
O Sindicato destacou, durante intervenção, que a Aneel está tomando medidas para mitigar esses impactos nas contas das empresas de energia elétrica, exemplificando a Medida Provisória nº 950 e o Decreto 10.350, que criam a conta COVID, ou seja, os impactos do setor por conta da pandemia serão repassados aos consumidores.
Além disso, os dirigentes sindicais ressaltaram que a proposta econômica a ser apresentada pela empresa precisa refletir o balanço de 2019 em comparação a 2018, pois, embora não esteja tão expressiva como os controladores queriam, a empresa não teve prejuízos, pelo contrário. “A maioria dos números da empresa em seu balanço reflete positivamente os resultados”, avaliaram os dirigentes.
Diante disso, o Sindicato reivindicou que, além da reposição do salário, a proposta econômica traga um aumento real, principalmente no VA e VR. Isso porque, por conta da pandemia, “os preços nas gôndolas do supermercado estão tendo uma alta considerável”.
O Sindicato ressaltou ainda a necessidade de se fechar um bom acordo para os trabalhadores, já que “a AES Tietê é uma empresa saudável, menina dos olhos do setor elétrico brasileiro e, portanto, cobiçada por diversos investidores”. A entidade sindical acompanha a intenção do governo federal de colocar à venda a participação da BNDESPar, braço de participações do BNDES, na empresa.
A próxima reunião foi agendada para as 10h do próximo dia 19.
 

A saída da Crise é coletiva. O Sindicato é seu parceiro nessa luta

 
Escrito por: Nice Bulhões