CS 2020: trabalhadores de Furnas/Eletrobras deliberam proposta de ACT por videoconferência

Os eletricitários da base do Sinergia Campinas, nas localidades de Itaberá, Estreito e Campinas, participarão de assembleias pela plataforma Zoom na noite desta terça-feira, dia 14. Fique atento aos horários!

CS 2020: trabalhadores de Furnas/Eletrobras deliberam proposta de ACT por videoconferência
14 julho 11:05 2020 Débora Piloni, com informações da Secretaria Geral

Os eletricitários da base do Sinergia Campinas, nas localidades de Itaberá, Estreito e Campinas, participarão de assembleias pela plataforma Zoom na noite desta terça-feira, dia 14. Fique atento aos horários!

Após quatro rodadas de negociação com o Coletivo Nacional do Eletricitários (CNE), a Eletrobras apresentou uma proposta de prorrogação do Acordo Coletivo de Trabalho da pauta Nacional e demais instrumentos, estabelecendo, para tanto, algumas condições relativas aos acordos específicos de cada empresa, a serem analisados em assembleias gerais. A consulta aos trabalhadores acontecerá nesta terça (14).

Para o ACT Nacional, a direção a Eletrobras propõe a prorrogação até 30 de setembro de 2020, sem reajuste salarial no período e com duas alterações no texto vigente.

A primeira modificação seria na cláusula 37 – Complemento Remuneratório (Auxílio-Doença). A empresa quer que haja a suspensão do complemento, após 30 dias, para os trabalhadores elegíveis indicados aos desligamentos, exceto em caso de acidente de trabalho. Já a segunda mudança diz respeito ao SAN. A Eletrobras sugere o congelamento da contagem do tempo durante o período de prorrogação.

No que diz respeito aos ACTs específicos, cujas alterações propostas pela empresa foram apresentadas como condicionantes para prorrogação do ACT Nacional nos termos acima descritos, as alterações seriam as seguintes:

  1. Eletrobras: retirada do “Auxílio Educação”, alteração da cláusula 4 (Acordo Específico)
  2. Furnas: retirada da “Administração de Seguro de Vida”, alteração da cláusula 3 (Termo de Compromisso Específico)
  3. Eletronuclear: retirada da “Substituição e Interinidade”, exclusão da cláusula 4 (Acordo Específico)

Assembleias virtuais

Com a pauta de reivindicações entregue desde a primeira quinzena de fevereiro de 2020, o CNE tem levantado como principais bandeiras desta Campanha Salarial a segurança e a soberania energéticas em tempos de retomada das privatizações. A crise provocada pela disseminação novo coronavírus, no entanto, levou o Coletivo a solicitar suspensão das negociações, com a prorrogação do ACT atual e de todas as suas garantias até o próximo ano, assumidas como prioridade, neste momento, a vida, a saúde e a segurança de todos os trabalhadores e das trabalhadoras.

Por decisão da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), entretanto, segundo informações da própria empresa, está vedada a prorrogação do ACT por tempo superior à data 30 de setembro.

Diante disso, em respeito à quarentena e ao isolamento social necessário para combater a pandemia de Covid-19, as assembleias serão realizadas virtualmente e ocorrerão nessa terça-feira, 14 de julho, para avaliação da proposta da Eletrobras, com as ressalvas descritas anteriormente.

O Sinergia Campinas realizará a consulta com os trabalhadores de sua base, para deliberar pela prorrogação do ACT, através da plataforma Zoom nos seguintes horários:

18h:  Itaberá

18h45: Estreito

19h30:  Campinas

Participe!  Nesses tempos de pandemia da Covid-19 e isolamento social, vamos lutar juntos, mesmo que separados!

Porque a saída é coletiva! O Sindicato é seu parceiro nessa luta!

 

Por Débora Piloni, com informações da Secretaria Geral

 

 

  Categorias: