Saiba como desbloquear as contas digitais do auxílio emergencial

O procedimento pode ser feito pelo aplicativo Caixa Tem, que avisa se o problema do trabalhador é tentativa de fraude ou inconsistência de dados

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Redação CUT

O procedimento pode ser feito pelo aplicativo Caixa Tem, que avisa se o problema do trabalhador é tentativa de fraude ou inconsistência de dados

Escrito por: Redação CUT

notice
A Caixa bloqueou centenas de poupanças sociais digitais por suspeita de fraude no recebimento do auxílio emergencial de R$ 600 (R$ 1.200 para mães chefes de família) e muitos trabalhadores informais com direito ao benefício foram prejudicados.
Agora, a Caixa diz que cada trabalhador tem de desbloquear as contas para ter novamente acesso ao aplicativo Caixa Tem, onde o dinheiro pode ser usado para pagamento de contas por um período e depois sacado, de acordo com o calendário do banco.
Como desbloquear
Quem acessar o aplicativo Caixa Tem e estiver com a conta bloqueada terá que verificar em qual das situações se encontra: suspeita de fraude ou inconsistência cadastral. Cada caso terá uma mensagem específica e vai requerer um procedimento diferente.
Saiba tudo sobre o Caixa Tem
De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, 51% das contas bloqueadas, ele não informou quantas, estão sendo investigadas por suspeita de fraude.
Neste caso, o cliente precisa procurar uma agência para desbloquear.
Outra parte dos beneficiários que teve a conta bloqueada não precisará ir até uma agência e poderá fazer um recadastramento online, com envio de documentação de forma digitalizada.
De acordo com a Caixa, 49% das contas foram bloqueadas por inconsistência cadastral.
Neste caso, o trabalhador deve fazer um novo acesso ao aplicativo para envio de documentação [online]. Essa inconsistência cadastral evita a necessidade de ida a agência e vai acelerar a liberação do cadastro, disse o presidente da Caixa.
Recadastramento 
Para quem está com inconsistência cadastral no Caixa Tem, um novo acesso para envio de documentação, de forma online, já poderá ser feito a partir desta quinta-feira (23). Segundo a Caixa, a análise deve durar cerca de 24 horas. Se a documentação enviada estiver correta, o acesso é liberado automaticamente. Caso contrário, o beneficiário deverá ir até uma agência.
Já quem está com suspeita de fraude na conta precisa ir pessoalmente até uma agência da Caixa, mas de acordo com o calendário de recebimento já previsto.
O presidente da Caixa alertou que o trabalhador tem de ficar atento ao calendário de pagamento. “Não adianta procurar uma agência neste momento, se você nasceu em outubro, por exemplo, porque estamos pagando os nascidos em janeiro. Isso é importante para evitar as aglomerações, porque não vai adiantar a liberação do Caixa Tem se o depósito só será feito daqui a duas
Confira os três calendários de depósitos: 1) 4ª e 5ª parcelas para quem recebeu a 1ª em abril; 2) 3ª, 4ª e 5ª para quem recebeu a 1ª em maio; e, 3) – 3ª, 4ª e 5ª para quem recebeu a 1º em junhosemanas, 20 dias”.
Ação de hackers
Segundo Pedro Guimarães, hackers estavam criando contas digitais falsas para tentar desviar recursos de beneficiários que têm direito ao auxílio emergencial.