População do Amapá enfrenta segundo apagão e o primeiro ainda não foi resolvido

Corte foi registrado por volta das 21h desta terça (17); empresa afirma não haver problema com transformador

DAYANE DE OLIVEIRA

Redação CUT

Corte foi registrado por volta das 21h desta terça (17); empresa afirma não haver problema com transformador

 Escrito por: Redação CUT 

O Amapá sofreu o segundo apagão no mês de novembro em todo o estado na noite desta terça-feira (17), segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que não sabe as causas do novo blecaute.

primeiro apagão ocorreu no dia 3, quando um incêndio destruiu os equipamentos da subestação Macapá, da concessionária Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE) e deixou 14 dos 16 municípios do Amapá no escuro por vários dias.

Após esse primeiro blecaute, o serviço chegou a ser parcialmente restabelecido, com rodízios que, segundo a população, só funcionavam para bairros de classe média alta. Até agora não o serviço não voltou a ser 100% oferecido à população. Houve muitos protestos de pessoas que perderam alimentos para consumo próprio e para comercialização em açougues, mercados e peixarias. 

O apagão desta terça foi divulgado pelo líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), por volta das 21 horas, em suas redes, de acordo com o BdF. O parlamentar pressionou para que sejam dadas explicações sobre o desabastecimento.

“Atenção, estamos novamente com apagão total no Amapá. É urgente um esclarecimento das autoridades responsáveis sobre o que aconteceu neste momento”, disse.

Ao BdF, o presidente do Conselho Estadual de Saúde do Amapá, Kliger Campos, confirmou, por volta das 22 horas, que a energia havia sido cortada às 21 horas em Macapá (AP). “A princípio, a gente pensava que havia sido só aqui no centro, mas, pelos grupos de WhatsApp, soubemos que o apagão foi no estado inteiro”, conta.

De acordo com o Estadão, o Ministério de Minas e Energia (MME) informou que o sistema elétrico apresentou instabilidade e as causas estão sendo investigadas. Segundo a pasta, a energia será gradualmente restabelecida.

Já a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), disse ao jornal que o problema ocorreu novamente na área da subestação Macapá, da LMTE e que já inseriu no sistema 97 megawatts de carga, correspondente à metade da energia que estava anteriormente disponível.

O ONSE disse que o apagão começou às 20h31 e que o órgão está trabalhando para restabelecer a totalidade das cargas no estado o mais breve possível. “O transformador da subestação Macapá não apresentou problema, a UHE Coaracy Nunes está gerando energia e a CEA, distribuidora local, está inspecionando as linhas e subestações para identificar a causa da ocorrência”, informou por meio de nota, segundo o Estadão.

Em nota, a LMTE informou que o apagão não teve origem em sua linha de transmissão e que não há nenhum problema no transformador instalado na subestação da LMTE, que segue disponível e operando desde 7 de novembro.

apagãoAmapápaneenergia eletricaEletrobras